sexta-feira, 10 de julho de 2020

Eletiva "Ciência do dia a dia" - Professor Paulo Xavier (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de aulas/data referente: 2 aulas   - 10-07-2020

Sensibilização: Olá estudantes, tudo bem com vocês? Espero que estejam gostando dos nossos experimentos e que esteja sendo divertido realizá-los. Vamos a mais um?

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF06CI01 e EF06CI03

Sequência de Atividades:
Tensão superficial.
Você já ouviu falar sobre a tensão superficial da água?
Por suas características físico-químicas, as moléculas da água são fortemente atraídas umas pelas outras. Essa atração forma, na superfície da água, uma membrana chamada tensão superficial. A tensão superficial é uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas, purpurina e alguns insetos, não conseguem romper essa membrana. Por essa razão não afundam e, às vezes, nem se molham. O detergente, porém, é capaz de romper esta película que se forma na superfície da água, "quebrando" a tensão superficial. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA -2010)
ROTEIRO EXPERIMENTAL:

MATERIAL E REAGENTES:
Detergente
Água
Purpurina
Recipiente transparente grande 
Copo
Agulha

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1:

Coloque a água em um recipiente transparente para melhor visualização do experimento.
 Coloque a purpurina aos poucos.
 Pingue o detergente no lugar onde há maior quantidade de purpurina. Observe e descreva o que ocorre.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2:
Encha o copo de água. 
Coloque a agulha com muito cuidado sobre a água. Você poderá vê-la flutuar. Isto ocorre porque a tensão superficial sustenta a agulha.  A superfície afundada é esticada por uma força. Esta força ajuda a suportar a agulha (figura 1).
Agora jogue algumas gotas de detergente. A partir de um momento a agulha afunda e não pode mais ser posta a flutuar. Isto acontece porque o sabão diminui a tensão superficial.

Figura1



Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto  via e-mail ou whatsapp.

Contato: xferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsaap (19) 9-8957-9545

Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.

A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

EXPERIMENTO: TENSÃO SUPERFICIAL, DISPONÍVEL EM: <https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/07/tensão-superficial.pdf> ACESSO EM 10/07/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário