ROTEIRO DE ESTUDOS
Professor (a): Antonio de Oliveira Lima
Componente curricular: Geografia
Turmas: 7ºC e 7ºD
- Finalizando a UNIDADE 3 que trata da DINÂMICAS
DA POPULAÇÃO BRASILEIRA do continente europeu
Número de aulas/data referente: Semana de 29/06 a
03/07/2020 (04 aulas)
Sensibilização: Com o livro didático em mãos, o aluno terá
que responder uma avaliação sobre a Unidade 3, lendo os textos e observando as
imagens (mapas, fotos, esquemas e tabelas), inclusive revendo os três post de
slides que foram enviados para ele que tratam dos aspectos da população
brasileira, observando como ela age sobre o espaço geográfico e como isso cria
impactos na vida das pessoas. O objetivo é de dar subsídios ao aluno para
compreender esse espaço e ser um agente de transformação para promover a
conscientização das pessoas em seu entorno no sentido de melhorar esse espaço
buscando mantê-lo o mais próximo possível de sua própria natureza.
Habilidade (s): (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-racial e cultural
(indígena, africana, europeia, latino-americana, árabe, asiática entre outras)
e relacionar com outros indicadores demográficos tais como: renda, sexo,
gênero, idade entre outros nas regiões brasileiras. (EF07GE03B) Analisar
aspectos étnicos e culturais dos povos originários e comunidades tradicionais e
a produção de territorialidades e discutir os direitos legais desses grupos,
nas diferentes regiões brasileiras e em especial no Estado de São Paulo.
- Sequência de Atividades; Neste momento quando
estamos encerrando o modulo da UNIDADE 3, que trata da dinâmica com que a
população brasileira age sobre o espaço geográfico no território brasileiro, o
aluno terá o livro didático como seu recurso principal, para através da leitura
dos textos e da interpretação das imagens sejam elas mapas, fotos, tabelas e
esquemas responder a uma avaliação sobre tudo o que foi trabalhado nos três post
de slides que foram enviados para ele juntamente com perguntas pertinentes a
cada assunto tratado e que essa avaliação é um apanhado amplo sobre o conteúdo
da Unidade 3.
Forma de Avaliação da Aprendizagem: Após estudar os
textos indicados que estão no livro didático e observar atentamente os mapas ou
figuras relacionadas a eles e também ter pesquisado em outros meios de
informação com textos de livros, ou através da internet sejam em páginas,
videoaulas e outras fontes, o aluno irá responder um questionário com 10
perguntas. Após responder as questões o questionário deve ser enviado para
correção do professor até o dia 06/07/2020.
Contato: E-mail: prof.antoniolima.escritor@hotmail.com
Referências: As informações mais importantes estão
nos textos do próprio livro didático, mas caso o aluno queira enriquecer com
mais informações, estas iniciativas de interesse exclusivo dele são sempre bem
vindas.
Prof. Antonio Lima
UNIDADE 3: DINAMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
UNIDADE 3: DINAMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PERÍODO: DE 29/06
a 03/07/2020
NOME_________________________________________Nº_____7º ANO_____
Nesta semana você está recebendo uma
avaliação referente ao tema das “Dinâmicas da População Brasileira”, tema
que faz parte da Unidade 3 de seu livro didático,
a partir da página 68 a página 88. Você deverá
enviar essa avaliação para correção e avaliação do professor até o dia 06/07/2020. Essa atividade encerra o ciclo da Unidade
3, a partir da próxima semana entraremos no segundo ciclo que pertence ao 2º
bimestre que trata da Diversidade e Desigualdade existente em nosso país.
QUESTÕES:
1- Quem são as comunidades tradicionais?
2- Que povos estão inclusos nas comunidades
tradicionais
3- De que forma esses povos ocupam os territórios e
os recursos naturais?
4- Quais são os tipos de discriminação que são
praticados contra estes povos?
5- A respeito das reservas extrativistas, quantas
foram criadas e quantas estão em processo de criação e o que isso significa
para as comunidades tradicionais? Pesquise.
6- Sabemos que uma grande parte dos povos indígenas
vivem fora da Amazônia legal, como é a vida deles? Pesquise a respeito.
7- Quantos povos existiam no antes da chegada dos
europeus no território brasileiro?
8- Em que motivo o reconhecimento dos direitos dos
indígenas permanece esbarrado? Explique.
9- O que é um Quilombo?
10- Temos muitos quilombos espalhados pelo
território brasileiro, quantos estão em processo de identificação e quantos já
receberam a titulação?
ATENÇÃO:
As atividades devem ser encaminhadas até o dia 06/07/2020 para o e-mail: prof.antonioolima.escritor@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário