segunda-feira, 6 de julho de 2020

EF 7º ano C e D - Geografia - Professor Antônio (29/06 a 03/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS

Professor (a): Antonio de Oliveira Lima
Componente curricular: Geografia
Turmas: 7ºC e 7ºD
- Finalizando a UNIDADE 3 que trata da DINÂMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA do continente europeu
Número de aulas/data referente: Semana de 29/06 a 03/07/2020 (04 aulas)

Sensibilização: Com o livro didático em mãos, o aluno terá que responder uma avaliação sobre a Unidade 3, lendo os textos e observando as imagens (mapas, fotos, esquemas e tabelas), inclusive revendo os três post de slides que foram enviados para ele que tratam dos aspectos da população brasileira, observando como ela age sobre o espaço geográfico e como isso cria impactos na vida das pessoas. O objetivo é de dar subsídios ao aluno para compreender esse espaço e ser um agente de transformação para promover a conscientização das pessoas em seu entorno no sentido de melhorar esse espaço buscando mantê-lo o mais próximo possível de sua própria natureza.

Habilidade (s): (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-racial e cultural (indígena, africana, europeia, latino-americana, árabe, asiática entre outras) e relacionar com outros indicadores demográficos tais como: renda, sexo, gênero, idade entre outros nas regiões brasileiras. (EF07GE03B) Analisar aspectos étnicos e culturais dos povos originários e comunidades tradicionais e a produção de territorialidades e discutir os direitos legais desses grupos, nas diferentes regiões brasileiras e em especial no Estado de São Paulo.



- Sequência de Atividades; Neste momento quando estamos encerrando o modulo da UNIDADE 3, que trata da dinâmica com que a população brasileira age sobre o espaço geográfico no território brasileiro, o aluno terá o livro didático como seu recurso principal, para através da leitura dos textos e da interpretação das imagens sejam elas mapas, fotos, tabelas e esquemas responder a uma avaliação sobre tudo o que foi trabalhado nos três post de slides que foram enviados para ele juntamente com perguntas pertinentes a cada assunto tratado e que essa avaliação é um apanhado amplo sobre o conteúdo da Unidade 3.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Após estudar os textos indicados que estão no livro didático e observar atentamente os mapas ou figuras relacionadas a eles e também ter pesquisado em outros meios de informação com textos de livros, ou através da internet sejam em páginas, videoaulas e outras fontes, o aluno irá responder um questionário com 10 perguntas. Após responder as questões o questionário deve ser enviado para correção do professor até o dia 06/07/2020.
Contato: E-mail: prof.antoniolima.escritor@hotmail.com            

Referências: As informações mais importantes estão nos textos do próprio livro didático, mas caso o aluno queira enriquecer com mais informações, estas iniciativas de interesse exclusivo dele são sempre bem vindas.




 2º BIMESTRE - DE 01/06 A 31/07/2020 –
E-mail: prof.
antonioolima.escritor@gmail.com
Prof. Antonio Lima
UNIDADE 3: DINAMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PERÍODO: DE 29/06 a 03/07/2020

NOME_________________________________________Nº_____7º ANO_____

Nesta semana você está recebendo uma avaliação referente ao tema das “Dinâmicas da População Brasileira”, tema que faz parte da Unidade 3 de seu livro didático, a partir da página 68 a página 88. Você deverá enviar essa avaliação para correção e avaliação do professor até o dia 06/07/2020. Essa atividade encerra o ciclo da Unidade 3, a partir da próxima semana entraremos no segundo ciclo que pertence ao 2º bimestre que trata da Diversidade e Desigualdade existente em nosso país.

QUESTÕES:

1- Quem são as comunidades tradicionais?


2- Que povos estão inclusos nas comunidades tradicionais


3- De que forma esses povos ocupam os territórios e os recursos naturais?


4- Quais são os tipos de discriminação que são praticados contra estes povos?


5- A respeito das reservas extrativistas, quantas foram criadas e quantas estão em processo de criação e o que isso significa para as comunidades tradicionais? Pesquise.


6- Sabemos que uma grande parte dos povos indígenas vivem fora da Amazônia legal, como é a vida deles? Pesquise a respeito.


7- Quantos povos existiam no antes da chegada dos europeus no território brasileiro?


8- Em que motivo o reconhecimento dos direitos dos indígenas permanece esbarrado? Explique.


9- O que é um Quilombo?


10- Temos muitos quilombos espalhados pelo território brasileiro, quantos estão em processo de identificação e quantos já receberam a titulação?  


ATENÇÃO:
As atividades devem ser encaminhadas até o dia 06/07/2020 para o e-mail: prof.antonioolima.escritor@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário