segunda-feira, 6 de julho de 2020

EF 7º ano C e D - Ciências - Professora Luciana (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 7 C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 06 a 10 de Julho.


Habilidade(s) a ser desenvolvida:  EF07CI17*   Reconhecer e explicar como a tecnologia da informação e comunicação está presente na sociedade e propor seu uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.

Sequência de Atividades :
Assista ao vídeo da sensibilização,  e responda as questões:
  1. O que é tecnologia?
  2. O que é informação?
  3. Defina o que é tecnologia da informação.
Desenvolvimento tecnológico – Quarta Revolução Industrial
Atualmente, estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, trazendo consigo uma tendência à automação, por meio de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet e à computação em nuvem. Os sistemas ciberfísicos, que combinam máquinas com processos digitais, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar entre os sistemas e com os humanos. A Quarta Revolução Industrial, se caracteriza pela conexão das tecnologias digitais, físicas e biológicas (por exemplo, a Engenharia Genética), a análise de grandes quantidades de informação e a intercomunicação dos sistemas digitais e robóticos. A Tecnologia abrange um aglomerado de ferramentas, métodos e técnicas que tendem a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
 Elaborado e adaptado especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola
  Após a leitura do texto, pesquise, a respeito de tecnologias de informação e comunicação, e escreva sua pesquisa sobre:
  1. O que é tecnologia digital?
  2. O que são Tecnologias sem fio (Wi-Fi), bluetooth?
  3. Qual é a aplicação e impacto do uso dessas tecnologias  no cotidiano?


Indústria 4.0 x Impacto no cotidiano
A indústria 4.0 é uma tendência da indústria atual que integra as inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos métodos de manufatura. A partir de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais competentes, autônomos e personalizados. Isso constitui um novo momento no período das grandes revoluções industriais. Com as “indústrias inteligentes”, várias transformações acontecem na forma como os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado. O conceito “Indústria 4.0” foi criado a partir de um projeto de táticas do governo alemão relacionadas à tecnologia e utilizado inicialmente na Feira de Hannover em 2011. O embasamento da indústria 4.0 sugere que conectando máquinas, sistemas e ativos, as fábricas e empresas poderão criar redes inteligentes ao longo do processo que podem controlar as etapas da produção de forma independente. Ou seja, as “indústrias inteligentes” possuem capacidade e autonomia para agendar manutenções, prognosticar falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.
 Elaborado e adaptado especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola

Após a leitura do texto, pesquise na internet, e responda as questões:
1.        Quais são as inovações tecnológicas mais utilizadas na sociedade atual?
2.        Para que elas servem?
3.       Quais as mudanças que provocaram na sociedade?

Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

               Livro de Ciências do Aluno
               Caderno do Aluno
                Currículo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário