segunda-feira, 6 de julho de 2020

EF 9º ano - Língua Portuguesa - Professora Cíntia (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Cíntia Rodrigues
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 9ºs
Número de aulas/data referente: 6

Habilidade(s) a ser desenvolvida: (EF15LP01) - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos  quais  participa  cotidianamente  (na  casa,  na  rua,  na  comunidade,  na  escola)  e  em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Sequência de Atividades: Copie as perguntas à caneta na folha de caderno ou de almaço e responda a lápis. Não se esqueça de colocar as informações: Nome da Escola, Disciplina, seu nome, nº, série, nome da escola.

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Processual.
Explicação do conteúdo/ texto de apoio:
Atividades/ Questões:

Casais se reinventam durante a pandemia para curtir o namoro

Em tempos de pandemia, casais se reinventam e buscam soluções seguras para curtir o namoro, mesmo com a distância que a quarentena impõe

 

A distância não significa não estar junto, muito pelo contrário. No meio da pandemia da covid-19, manter-se longe do outro se tornou um grande ato de amor. Na quarentena, casais precisam encarar a distância como uma forma de segurança. Se, antes, os encontros eram diários, e estar perto um do outro fazia parte da rotina, agora as ligações de vídeo ganham espaço e os encontros exigem cuidados. Perto do Dia dos Namorados, casais contam como têm sido lidar com um relacionamento em meio ao isolamento social.
Os estudantes Pedro Henrique Carniello, 19 anos, e Ana Rita Marrêta Fontenele, 18, estão há quase dois anos juntos. Os jovens estudam na mesma universidade e costumavam se ver diariamente. “A gente se encontrava no intervalo e depois das aulas. Estávamos juntos sempre”, conta Pedro. Devido à covid-19, as aulas foram suspensas e os encontros passaram a ser feitos com uma série de cuidados e com bem menos frequência. Ana Rita é do grupo de risco e isso deixou o casal ainda mais apreensivo. “Aqui em casa temos três pessoas que têm asma, contando comigo, e o meu pai tem pressão alta. As poucas vezes que nos encontramos, usamos máscara o tempo todo, o álcool em gel fica do lado e mantemos uma distância entre nós. Andamos nos vendo, com dois metros de distância e raramente”, comenta a estudante.
Pedro, sempre que possível, encontra formas de demonstrar o carinho pela namorada. “Como a gente mora bem perto um do outro, levo alguma coisa para ela, alguma comida, e ela também traz, mas sempre mantendo a distância e tomando os devidos cuidados”, ressalta o namorado. Para Ana, uma situação difícil, porém necessária. “Eu e o Pedro sempre amamos a companhia um do outro. Não poder abraçar e segurar a mão é difícil para mim”, afirma. Sobre o fim da quarentena, a jovem deseja: “Quero abraçá-lo, acabando com toda a saudade, quero poder cozinhar junto e rir das nossas besteiras, ficar o tempo todo com ele”, destaca.
A instrutora e palestrante Elaine Toledo, especialista em relacionamentos, ressalta que, mesmo à distância, é possível manter a chama do amor com pequenos gestos no dia a dia. “O relacionamento pode ser fortificado, despertando no outro o encanto. Isso pode ser feito por meio de uma boa conversa, prestigiando o outro, ouvindo as questões dele, as preocupações”, cita. Para ela, os casais também podem ousar da criatividade para surpreender o parceiro. “Têm tantas possibilidades. Colocar uma faixa na entrada da quadra com declarações de amor, comprar um mimo pela internet e pedir para entregar na casa dele ou dela, fazer uma embalagem personalizada. É importante mostrar que você se interessa, se importa”, orienta.
De acordo com Elaine, o período longe pode fortalecer ainda mais o relacionamento, pois os casais estão passando por um momento complicado, lidando com a saudade e apoiando um ao outro, mesmo à distância. “Há uma vontade de estar perto e estamos sendo impossibilitados disso. É mais ceder do que cobrar. Isso fortalece. Esses relacionamentos estarão muito mais fortes”, ressalta.

Andrade, Juliana. Postado em 10 de junho de 2020.

1. Qual é o tema/assunto do texto?

2. Segundo o texto, que significa a distância em tempos de Covid-19? Você concorda com isso?

3. Cite as alternativas apresentadas no texto para “manter a chama do amor”.

4. Observando a afirmação: “o período longe pode fortalecer ainda mais o relacionamento, pois os casais estão passando por um momento complicado, lidando com a saudade e apoiando um ao outro, mesmo à distância.”, podemos dizer que o apoio entre o casal é importante. O que você acha sobre isso? Realmente o apoio pode fortalecer o relacionamento? Por quê?

5. Você está passando por isso no momento? Está em um relacionamento à distância? Caso não esteja passando, pense em como você teria driblado essa situação. E, se está passando, nos diga como está sendo tudo isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário