sexta-feira, 10 de julho de 2020

EF 8º ano A e B - Ciências - Professora Ariane (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas- 06/07 à 10/07

Sensibilização: O que causa as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade?

Habilidade a ser desenvolvida:
EF08CI08A e EF08CI08B

Sequência de Atividades
  • Faça a atividade em seu caderno.
  • Copiar ou imprimir apenas as perguntas. Não é necessário copiar os textos.
  • A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
  • Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
  • A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
  • No assunto do e-mail escreva: "Atividade 5 (2º bimestre) – Compreendendo e desmistificando a puberdade e a “turma" a qual pertence
  • A data para entrega é até 13/07, próxima segunda-feira. 

Atividade: Compreendendo e desmistificando a puberdade
A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que esta faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, no qual o corpo desenvolve-se fisicamente e mentalmente, tornando- -se maduro, ou seja, o organismo do adolescente fica capacitado para gerar filhos (Trecho retirado  do “Caderno do aluno Ciências - parte 2, volume 2, página 16”). 
Leia os textos abaixo, reflita e responda às perguntas. Para respondê-las, além da leitura do texto, você poderá consultar o livro didático e fazer pesquisas na internet, caso seja necessário.
1)      Com os conteúdos da aula anterior e lendo os dois textos, o que você entende que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?
2)      É possível explicar cientificamente estas mudanças da puberdade? Como?
3)      Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
4)      Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade? Este processo dura toda a adolescência?
5)      Com todos os conteúdos visto sobre adolescência e puberdade, escreva um pequeno texto sobre que você entendeu do assunto.

Texto 1: Fases da puberdade
A puberdade é desencadeada por uma glândula, a hipófise, que fica localizada no cérebro. Em um determinado momento, a hipófise começa a fabricar hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos, os quais a ajudam a produzir os hormônios responsáveis pelas mudanças do organismo. Na mulher, os principais são o estrógeno e a progesterona. No homem, a testosterona.
Este processo de mudança ocorre gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados: o pré-puberal, quando surgem as primeiras modificações corporais; o puberal, quando essas mudanças do organismo colocam em ação a capacidade reprodutiva; e o pós-puberal, no qual os órgãos funcionam tal qual num adulto e se adquirem os caracteres sexuais secundários.
Quando a criança entra na puberdade, várias alterações ocorrem no corpo de forma gradativa. A primeira modificação aparente da puberdade é o aumento do tamanho dos seios nas meninas e do pênis e dos testículos nos meninos.
Ambos crescem em altura, aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar pelos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão, ainda, barba e bigode.
Uma das características deste período é o aparecimento de acne. É que por ação dos hormônios, o organismo começa a fabricar uma quantidade maior de ácidos graxos (gordura), o que favorece a formação de uma capa lubrificante na pele.
Quando os hormônios sexuais atingem um nível específico, acontece o marco mais importante desta fase: para as garotas, a menarca, a primeira menstruação. Para os garotos, a semenarca, primeira ejaculação, o início da produção de sêmen.



Texto 2: Puberdade: entenda as transformações dessa fase
A partir da concepção de um novo ser, o desenvolvimento é demarcado por fases, e há aquela etapa em que o indivíduo não é mais criança, mas também ainda não carrega a responsabilidade da vida adulta. A puberdade é uma fase de transição, como um prenúncio da adolescência, em que ocorrem as mudanças físicas e biológicas.
Enquanto a adolescência compõe um período grande, de mais ou menos dez anos, de transformação (lenta e gradual) biológica, psicológica, social e cerebral, a puberdade ocorre num período bem mais curto (entre dois a quatro) e chega sem pedir licença. “É perceptível como o jeito da pessoa muda. Os hormônios começam a ser produzidos, o indivíduo começa a sair daquele corpo franzino de criança para virar adulto. Teoricamente, está preparado para se reproduzir. Está alto, forte, com todos os seus contornos. E isso tudo acontece muito rapidamente”, detalha doutor Benito Lourenço, hebiatra e coordenador da Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança.

Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização das mesmas.
Contato
Dúvidas e envio das atividades devem ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·         Hormônios da puberdade. Qualicorp. Disponível em: https://www.qualicorp.com.br/qualicorp/ecp/comunidade.do?app=portalbemestar&idNoticia=30988&view=interna. Acesso em 03 de julho de 2020.
·         Puberdade: entenda as transformações dessa fase. Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 20 de julho de 2015. Disponível em: https://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/07/puberdade-entenda-transformacoes-dessa-fase). Acesso em 03 de julho de 2020.
·         São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.
·         SP faz escola: caderno do aluno (ciências). Volume 2: parte 2.

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