Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas- 06/07 à 10/07
Sensibilização: O que causa as mudanças que ocorrem no corpo durante
a puberdade?
Habilidade a ser desenvolvida:
EF08CI08A e EF08CI08B
Sequência de Atividades
- Faça a atividade em seu caderno.
- Copiar ou imprimir apenas as perguntas. Não é necessário copiar os textos.
- A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
- Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
- A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
- No assunto do e-mail escreva: "Atividade 5 (2º bimestre) – Compreendendo e desmistificando a puberdade” e a “turma" a qual pertence
- A data para entrega é até 13/07, próxima segunda-feira.
Atividade: Compreendendo
e desmistificando a puberdade
A
puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que esta
faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que
ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, no qual o corpo desenvolve-se
fisicamente e mentalmente, tornando- -se maduro, ou seja, o organismo do
adolescente fica capacitado para gerar filhos (Trecho retirado do “Caderno do aluno Ciências - parte 2,
volume 2, página 16”).
Leia os textos abaixo, reflita e
responda às perguntas. Para respondê-las, além da leitura do texto, você poderá
consultar o livro didático e fazer pesquisas na internet, caso seja necessário.
1) Com os
conteúdos da aula anterior e lendo os dois textos, o que você entende que
acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro com
possibilidade de reproduzir-se?
2) É possível
explicar cientificamente estas mudanças da puberdade? Como?
3) Quais
órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
4)
Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma
idade? Este processo dura toda a adolescência?
5)
Com todos os conteúdos visto sobre
adolescência e puberdade, escreva um pequeno texto sobre que você entendeu do
assunto.
Texto 1: Fases da puberdade
A puberdade é desencadeada por
uma glândula, a hipófise, que fica localizada no cérebro. Em um determinado
momento, a hipófise começa a fabricar hormônios sexuais que colocam em
atividade os ovários e os testículos, os quais a ajudam a produzir os hormônios
responsáveis pelas mudanças do organismo. Na mulher, os principais são o
estrógeno e a progesterona. No homem, a testosterona.
Este processo de mudança ocorre
gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados: o
pré-puberal, quando surgem as primeiras modificações corporais; o puberal,
quando essas mudanças do organismo colocam em ação a capacidade reprodutiva; e o
pós-puberal, no qual os órgãos funcionam tal qual num adulto e se adquirem os
caracteres sexuais secundários.
Quando a criança entra na
puberdade, várias alterações ocorrem no corpo de forma gradativa. A primeira
modificação aparente da puberdade é o aumento do tamanho dos seios nas meninas
e do pênis e dos testículos nos meninos.
Ambos crescem em altura,
aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar
pelos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão, ainda, barba
e bigode.
Uma das características deste
período é o aparecimento de acne. É que por ação dos hormônios, o organismo
começa a fabricar uma quantidade maior de ácidos graxos (gordura), o que
favorece a formação de uma capa lubrificante na pele.
Quando os hormônios sexuais
atingem um nível específico, acontece o marco mais importante desta fase: para
as garotas, a menarca, a primeira menstruação. Para os garotos, a semenarca,
primeira ejaculação, o início da produção de sêmen.
Texto 2: Puberdade: entenda
as transformações dessa fase
A partir da concepção de um novo ser, o
desenvolvimento é demarcado por fases, e há aquela etapa em que o indivíduo não
é mais criança, mas também ainda não carrega a responsabilidade da vida adulta.
A puberdade é uma fase de transição, como um prenúncio da adolescência, em que
ocorrem as mudanças físicas e biológicas.
Enquanto a adolescência compõe um período
grande, de mais ou menos dez anos, de transformação (lenta e gradual)
biológica, psicológica, social e cerebral, a puberdade ocorre num período bem
mais curto (entre dois a quatro) e chega sem pedir licença. “É perceptível como
o jeito da pessoa muda. Os hormônios começam a ser produzidos, o indivíduo
começa a sair daquele corpo franzino de criança para virar adulto. Teoricamente,
está preparado para se reproduzir. Está alto, forte, com todos os seus
contornos. E isso tudo acontece muito rapidamente”, detalha doutor Benito
Lourenço, hebiatra e coordenador da Unidade de Adolescentes do Instituto da
Criança.
(fonte:
https://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/07/puberdade-entenda-transformacoes-dessa-fase).
Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes
na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização
das mesmas.
Contato
Dúvidas e envio das atividades devem
ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos
comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·
Hormônios da puberdade. Qualicorp.
Disponível em: https://www.qualicorp.com.br/qualicorp/ecp/comunidade.do?app=portalbemestar&idNoticia=30988&view=interna.
Acesso em 03 de julho de 2020.
·
Puberdade: entenda as transformações dessa fase.
Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 20 de julho de 2015. Disponível em:
https://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/07/puberdade-entenda-transformacoes-dessa-fase). Acesso
em 03 de julho de 2020.
·
São Paulo (Estado). Secretaria da Educação.
Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.
·
SP faz escola: caderno do aluno (ciências).
Volume 2: parte 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário