sexta-feira, 10 de julho de 2020

EM 2ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (06/07 a 10/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período - 2º BIMESTRE
Turmas: 2 º A e 1º B
Número de aulas/data referente: 1 AULA  - SEMANA DE 06/07 a 10/07
Tema : Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
Sensibilização:  GÍRIAS DO “INTERIORRR” DE SÃO PAULO! MANOOOOOOOOO, OLHA ISSO!

Bagunçado, Sussa, Faz uma cara, Truta, Mano, Mó loco, Bang, Bugado...

Século XIX e a comunicação em massa

A ideia de se comunicar através do tempo e espaço é antiga, desde as primeiras formas midiáticas (pinturas rupestres) até as formas digitais mais modernas que expandiram a capacidade, a velocidade e a eficiência da transmissão.

O que é gíria? 
Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.

Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública. Trata-se de um fato social obtido através da língua e, por este motivo, é definido como fenômeno linguístico e compreende:

Gíria de grupo – É restrita às pessoas do grupo, pois só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito; código entre seus membros; meio de identificação própria, peculiar; expressão de sentimentos de restrição relativos à sociedade; representa uma escolha social.

Gíria comum – É aquela que tomou proporções maiores e atingiu a população; ocasiona vínculo com os demais, a fim de se formar uma identidade nacional; rompe com a formalidade; expressão de sentimento de frustração, felicidade, concordância e discordância.

A expansão da gíria ocorre de acordo com a proporção social que atingiu. Então, é comum se ouvir nas ruas algo que está sendo dito em uma novela ou programa de audiência.

A gíria também acompanha os movimentos de ordem política e podem surgir nos palanques, nas manifestações de reivindicação por melhoras, nas reuniões sindicais, nas propagandas, etc.

Vamos estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e a repercussão que os canais de comunicação detêm. No entanto, sempre estabelecendo os limites e os motivos pelos quais tal fenômeno é usado. Pois há muitos que o utilizam desordenadamente.
Saber por que as variações linguísticas ocorrem é válido, no entanto, deve-se ter cuidado para não se fazer apologia em respeito a elas.

Fonte: https://www.dicionariopopular.com/girias-paulistas/


Habilidade(s) a ser desenvolvida(s) :
 1. Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
2. Desenvolver habilidades de leitura, interpretação  e produção de texto.

Sequência de Atividades: 

1.      NOME_________________________________    ANO ____  Nº____
2.      Abra o seu Caderno do Aluno SP Faz  Escola, na página 94 e faça a leitura atenta do MOMENTO 2.
3.      Enumere e explique o significado de algumas gírias usadas no seu grupo social.

Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.      Formativa – para dar ao aluno a oportunidade de mostrar que compreendeu o conteúdo proposto.
  1. Processual: para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.

Contato : qualquer dúvida envie para o email cristininha.maria@hotmail.com
Referências.   
PARA SABER MAIS
·         Século XIX e a comunicação em massa

Nenhum comentário:

Postar um comentário