Roteiro
de Estudos
Professor(a):
MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Período -
2º BIMESTRE
Turmas: 2
º A e 1º B
Número de aulas/data referente: 1
AULA - SEMANA DE 06/07 a 10/07
Tema :
Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
Sensibilização: GÍRIAS DO “INTERIORRR” DE SÃO PAULO!
MANOOOOOOOOO, OLHA ISSO!
Bagunçado, Sussa, Faz uma cara, Truta, Mano, Mó
loco, Bang, Bugado...
Século XIX e a comunicação em massa
A ideia de se comunicar através do tempo e espaço é antiga, desde as
primeiras formas midiáticas (pinturas rupestres) até as formas digitais mais
modernas que expandiram a capacidade, a velocidade e a eficiência da
transmissão.
O que é gíria?
Gíria é um tipo de linguagem empregada em um
determinado grupo social, mas
que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.
Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública. Trata-se de um fato social obtido através da língua e, por este motivo, é definido como fenômeno linguístico e compreende:
Gíria de grupo – É restrita às pessoas do grupo, pois só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito; código entre seus membros; meio de identificação própria, peculiar; expressão de sentimentos de restrição relativos à sociedade; representa uma escolha social.
Gíria comum – É aquela que tomou proporções maiores e atingiu a população; ocasiona vínculo com os demais, a fim de se formar uma identidade nacional; rompe com a formalidade; expressão de sentimento de frustração, felicidade, concordância e discordância.
A expansão da gíria ocorre de acordo com a proporção social que atingiu. Então, é comum se ouvir nas ruas algo que está sendo dito em uma novela ou programa de audiência.
A gíria também acompanha os movimentos de ordem política e podem surgir nos palanques, nas manifestações de reivindicação por melhoras, nas reuniões sindicais, nas propagandas, etc.
Vamos estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e a repercussão que os canais de comunicação detêm. No entanto, sempre estabelecendo os limites e os motivos pelos quais tal fenômeno é usado. Pois há muitos que o utilizam desordenadamente.
Saber por que as variações linguísticas ocorrem é válido, no entanto, deve-se ter cuidado para não se fazer apologia em respeito a elas.
Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública. Trata-se de um fato social obtido através da língua e, por este motivo, é definido como fenômeno linguístico e compreende:
Gíria de grupo – É restrita às pessoas do grupo, pois só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito; código entre seus membros; meio de identificação própria, peculiar; expressão de sentimentos de restrição relativos à sociedade; representa uma escolha social.
Gíria comum – É aquela que tomou proporções maiores e atingiu a população; ocasiona vínculo com os demais, a fim de se formar uma identidade nacional; rompe com a formalidade; expressão de sentimento de frustração, felicidade, concordância e discordância.
A expansão da gíria ocorre de acordo com a proporção social que atingiu. Então, é comum se ouvir nas ruas algo que está sendo dito em uma novela ou programa de audiência.
A gíria também acompanha os movimentos de ordem política e podem surgir nos palanques, nas manifestações de reivindicação por melhoras, nas reuniões sindicais, nas propagandas, etc.
Vamos estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e a repercussão que os canais de comunicação detêm. No entanto, sempre estabelecendo os limites e os motivos pelos quais tal fenômeno é usado. Pois há muitos que o utilizam desordenadamente.
Saber por que as variações linguísticas ocorrem é válido, no entanto, deve-se ter cuidado para não se fazer apologia em respeito a elas.
Fonte: https://www.dicionariopopular.com/girias-paulistas/
Habilidade(s) a ser
desenvolvida(s) :
1. Estabelecer uma reflexão crítica sobre a
apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade
juvenil
2.
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de texto.
Sequência
de Atividades:
1.
NOME_________________________________ ANO ____
Nº____
2. Abra
o seu Caderno do Aluno SP Faz Escola, na página 94 e faça a leitura
atenta do MOMENTO 2.
3. Enumere
e explique o significado de algumas gírias usadas no seu grupo social.
Forma de Avaliação da Aprendizagem
1.
Formativa –
para dar ao aluno a oportunidade de mostrar que compreendeu o conteúdo
proposto.
- Processual: para verificar o desenvolvimento do aluno em atividade remota e atenta às suas dificuldades e/ou necessidades.

PARA SABER MAIS
·
Século XIX e a
comunicação em massa
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