Roteiro de Estudos
Professor(a): LUCIRENE MAURICIO MOMETTI
Componente
Curricular: ARTE
Turmas: 2ºs ANOS ENSINO MÉDIO – A
- B
Número de
aulas/data referente: 02 aulas – Semana de 20 a 24 de julho de 2020
Sensibilização: “A vida é uma peça de
teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva
intensamente, antes que a cortine se feche e a peça termine sem aplausos” - Charles Chaplin
Habilidade(s)
a ser desenvolvida :
• Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação
cultural, como experiência estética a ser compartilhada;
• Identificar espaços e formas de integração entre arte e público
Sequência de Atividades :
1 – No caderno de
desenho ou sulfite, com margem de 1 cm
nos 4 lados e a lápis, você vai copiar o texto “Teatro Grego”
2 – Destaque as
palavras como estão no texto; (as imagens no final do texto são somente para
você conhecer)
3 – tire a foto
na ordem que você copiou e envie no e-mail abaixo citado
4 - NÃO SE ESQUEÇA
DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, E ENVIAR no e-mail abaixo esta
atividade, na ordem que foi solicitada.
Forma de
Avaliação da Aprendizagem serão avaliados a compreensão dos procedimentos e o
desenvolvimento das atividades. A entrega das mesmas, o capricho e o interesse
do aluno.
Contato : E-mail : lucim_mometti@hotmail.com -
para enviar as ativides e estou à disposição para esclarecer dúvidas.
Referências caderno do aluno, Livro Didático, Internet, https://www.todamateria.com.br/teatro-grego/
TEATRO GREGO
O Teatro Grego foi uma manifestação
artística muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso,
serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo,
os romanos. Vale lembrar que o termo teatro (theatron),
do grego, significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”.
O teatro grego era formado por
diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles
apresentavam músicas, danças e mímicas. Para os gregos, ir ao teatro
representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida
social dos habitantes.
Origem do Teatro Grego
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia,
por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo,
para o Deus Dionísio. Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às
festas, fertilidade e vinho.
Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de
uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam. Com o passar do tempo, as
festividades foram evoluindo em termos de organização e elaboração, até chegar
ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações,
etc.
Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da
Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários
dias.
Máscaras gregas
As máscaras eram um instrumento
essencial no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego. As
mulheres não participavam das atuações pois não eram consideradas cidadãs da
pólis. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos,
podiam representar personagens de ambos os sexos.
TIPOS DE PALCO:
Palco é o local para a apresentação de
artistas em peças de teatro, dança, grupos musicais e outros. Em nossos dias, os
palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de
semiarena e palco de arena.
- Palco italiano: onde os espectadores ficam apenas de frente. Geralmente situa-se mais distante da plateia.
- Palco de semiarena: constituído de uma plataforma que avança pela plateia, ficando esta disposta em semicírculo ao seu redor. Ele aproxima mais os espectadores dos atores.
- Palco de arena julial: área triangular situada no fundo da plateia. O público senta-se em uma espécie de poleiro a seu redor. Geralmente, os teatros de arena são muito pequenos, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.
TEATRO DE ARENA PALCO ELISABETANO PALCO ITALIANO
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