Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas- 20/07 a 24/07
Sensibilização: Vamos continuar aprendendo sobre hormônios? Dessa vez
conheceremos os hormônios sexuais e as mudanças da puberdade.
Habilidade a ser desenvolvida:
EF08CI08B
Sequência de Atividades
- Faça a atividade em seu caderno.
- Copiar ou imprimir as perguntas (enunciado).
- A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
- Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
- A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
- No assunto do e-mail escreva: "Atividade 7 (2º bimestre) – “Hormônios sexuais e mudanças na puberdade” e a “turma" a qual pertence
- A data para entrega é até 27/07, próxima segunda-feira.
Atividade Hormônios
sexuais e mudanças na puberdade
·
Assista ao vídeo para melhor entender sobre o
sistema endócrino e relembrar os conhecimentos abordados na aula passada: https://www.youtube.com/watch?v=mj2sI8Iy2-I
Para realizar os exercícios abaixo,
leia as páginas 154 a 156 do livro.
1)
O que são as gônadas e que tipo de hormônios
produzem?
2)
Em que fase da vida as gônadas passam a ter uma
atividade hormonal mais elevada? Que glândula é ativada nesse processo?
3)
Na puberdade, sob a atuação dos hormônios sexuais,
meninos e meninas tornam-se biologicamente capazes de gerar filhos. Quais são
as mudanças que ocorrem no corpo para que isso ocorra?
4)
No sexo masculino, os hormônios sexuais provocam
mudanças corporais em diversos locais além do sistema genital, chamadas de
características sexuais secundárias. Quais mudanças são essas?
5)
E no sexo feminino, quais são as características
sexuais secundárias que os hormônios sexuais desencadeiam?
Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes
na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização
das mesmas.
Contato
Dúvidas e envio das atividades devem
ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos
comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·
Canto, E. L.; Canto, L. C. Ciências
naturais: aprendendo com o cotidiano 8º ano. São Paulo: Editora Moderna,
2018.
·
São Paulo (Estado). Secretaria da Educação.
Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário