Prof ª Márcia Cristina B. Amelin.
ARTE // 8 anos A,B,C e D // semana de 20 a 24 /07/2020.
Sensibilização: Corpo preconceito na dança //Estereótipos e
preconceitos.
Habilidade: (EF06AR15) Discutir as experiências pessoais e
coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando
e combatendo estereótipos e preconceito. (EF69AR31).
Leia o texto: Historicamente, o corpo sempre foi muito escondido e
reprimido, como se corpo e alma fossem coisas separadas, mas sem ele nós não
conhecemos, não sentimos, não pensamos. Atualmente, a ideia do corpo que dança
não é mais padronizada, ou seja, não existe uma ditadura que imponha a
necessidade de corpos magros, longilíneos. É extremamente importante que eles
saibam que todos os corpos dançam. Coreógrafos contemporâneos fazem questão de
ter dançarinos de diversas nacionalidades em suas companhias, para justamente
revelar e dialogar com as diversidades culturais. Se o estudante aprender a
respeitar as diferenças físicas, ele cuidará e aceitará seu próprio corpo e o
dos outros, com suas peculiaridades e individualidades, compreendendo que não
existe um modelo de corpo. O que existe são corpos.
Finalizada a leitura, agora respondam no
caderno as questões a seguir, se precisar e não souber o significado das
palavras faça a pesquisa (links abaixo) e coloque no final das questões.(Avaliação)
1. O que você entende sobre o conceito “preconceito”?
2. Você já presenciou
ou sofreu algum tipo de preconceito? Como foi?
3. O que você entende
sobre o conceito “estereótipo”?
4. Considerando sua
percepção do mundo, descreva um estereótipo.
5. O que você entende
sobre o conceito Bullying?
6. Você já presenciou
ou sofreu Bullying? Como foi?
7. Existe dança “de homem” e dança “de mulher”?
8. Você já deixou de
dançar por algum motivo? Qual?
9. Você acha que
existe preconceito em relação a algum tipo dança? Já viu ou vivenciou alguma
situação em que isto aconteceu?
10. Você sente/sentiu
vergonha ou medo de se expor numa dança? Por quê?
11. Você acredita que
existe algum preconceito quanto a atividades que meninos ou meninas possam
fazer?
12. Já viu as
"dancinhas" feitas por jogadores de futebol? O que pensa sobre isso?
13. Já viu algum
atleta dançando em algum outro esporte? Qual o significado da dança nesses ambientes/contextos?
14. Você já viu
alguma apresentação de dança feita por pessoas com necessidade especial? Como
foi?
15. Você já viu
alguma apresentação de dança feita exclusivamente por pessoas da Terceira
Idade/idosos? Como foi?
Não se esqueça de colocar nome://nº/ e série//
Qualquer
duvida: marciaarmelin@prof.educacao.sp.gov.br
Referência: Caderno do professor. Currículo Paulista // https://www.todamateria.com.br/bullying/
Nenhum comentário:
Postar um comentário