sexta-feira, 24 de julho de 2020

EF 9º ano - Matemática - Professor Paulo Xavier (20/07 a 24/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier Ferreira.
Componente Curricular: Matemática.
Turmas: Nonos anos A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 6 aulas - 20/07 a 24/07/2020

Habilidade(s) a ser desenvolvida: EF09MA09

Sequência de Atividades: Assistir a vídeo aula “Correção da lista de exercícios: Fatoração de Polinômios Diferença de dois quadrados”, disponível em:
Assistir o vídeo “Fatoração de Polinômios: Trinômio quadrado perfeito”, disponível em:

Forma de Avaliação da Aprendizagem: Realizar os exercícios abaixo e enviar fotos das atividades por e-mail ou whatsapp.

1.       Verifique se cada um dos seguintes trinômios representa um trinômio quadrado perfeito:

a)      a2 – 10ab + 25b2
b)      x2 – 8x + 25
c)       9x2 -6x + 1
d)      16y2 + 24xy + 9x2

2.       Se você fatorar x2 + 18x + 81, qual polinômio vai obter?

3.       Sabendo que os trinômios a seguir são quadrados perfeitos, escreva a forma datorada de cada um deles.

a)      4x2 – 12xy +9y2
b)      y2 +22y + 121
c)       81p2 – 18p + 1
d)      4b2 + 16bx +16x2
e)      144x2y2 + 24xy + 1
f)       16a4 + 8a2b + b2
g)      100 – 20bc +b2c2

Whatsapp: 19-98957-9545
Referências: Currículo Paulista
SP faz escola. Caderno do Aluno 9ºAno Ensino Fundamental. Volume 2. Parte 1. Matemática.
Livro didático: “A conquista da matemática: 9ºano: ensino fundamental: anos finais” / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci – 4.ed – São Paulo: FTD, 2018.

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