segunda-feira, 20 de julho de 2020

EF 6º ano C e D - Arte - Professora Márcia (20/07 a 24/07)


Professora Márcia C.B.Armelin.
ARTE// 6 anos C e D.
Semana de 20 a 24/07/2020 – duas aulas.

Sensibilização: Corpo preconceito na dança //Estereótipos e preconceitos.

Habilidade: (EF06AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceito. (EF69AR31).

Leia o texto abaixo.
Historicamente, o corpo sempre foi muito escondido e reprimido, como se corpo e alma fossem coisas separadas, mas sem ele nós não conhecemos, não sentimos, não pensamos. Atualmente, a ideia do corpo que dança não é mais padronizada, ou seja, não existe uma ditadura que imponha a necessidade de corpos magros, longilíneos. É extremamente importante que eles saibam que todos os corpos dançam. Coreógrafos contemporâneos fazem questão de ter dançarinos de diversas nacionalidades em suas companhias, para justamente revelar e dialogar com as diversidades culturais. Se o estudante aprender a respeitar as diferenças físicas, ele cuidará e aceitará seu próprio corpo e o dos outros, com suas peculiaridades e individualidades, compreendendo que não existe um modelo de corpo. O que existe são corpos.

 Finalizada a leitura, agora respondam no caderno as questões a seguir, se precisar e não souber o significado das palavras faça a pesquisa (links abaixo) e coloque no final do questionário em seu caderno. (Avaliação)

1. O que você entende sobre o conceito “preconceito”?
 2. Você já presenciou ou sofreu algum tipo de preconceito? Como foi?
 3. O que você entende sobre o conceito “estereótipo”?
 4. Considerando sua percepção do mundo, descreva um estereótipo.
 5. O que você entende sobre o conceito Bullying?
 6. Você já presenciou ou sofreu Bullying? Como foi?
7. Existe dança “de homem” e dança “de mulher”?
 8. Você já deixou de dançar por algum motivo? Qual?
 9. Você sente/sentiu vergonha ou medo de se expor numa dança? Por quê
 10. Já viu algum atleta dançando em algum outro esporte? Qual o significado da dança nesses ambientes/contextos?
 11. Você já viu alguma apresentação de dança feita por pessoas com necessidade especial? Como foi?
 12. Você já viu alguma apresentação de dança feita exclusivamente por pessoas da Terceira Idade/idosos? Como foi?

Não se esqueça de colocar nome: //nº//e série//Qualquer duvida: marciaarmelin@prof.educacao.sp.gov.br

Referência: Caderno do professor/ Currículo Paulista situação aprendizagem IVhttps://www.todamateria.com.br/estereotipo       https://www.todamateria.com.br/bullying/    https://www.todamateria.com.br/preconceito/


Nenhum comentário:

Postar um comentário