Roteiro
de Estudos
Professor(a):
MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente
Curricular: SOCIOLOGIA
Turmas: 3º ANO A e B
Número
de aulas/data referente: 2 AULAS - semana de 06 a 10/06
Sensibilização:
Convivência e
Respeito.
Prezado alunos.
Estamos iniciando o 2º bimestre. O tema para o 3º ANO
é CIDADANIA.
Em tempos de distanciamento social, novas ferramentas
digitais têm permitido a continuidade dos estudos não presenciais, como
estávamos acostumados. Tudo é um grande desafio a ser enfrentado que nos
abriga a rever os modelos de interação e relacionamento.
Se a pandemia evidencia a aplicação de alguns avanços
tecnológicos, o fato é que o uso de ferramentas digitais na Educação já vem
evoluindo há algum tempo, trazendo rupturas e novas possibilidades para quem
faz uso. Mas, como usar essas ferramentas de maneira adequada?
Apesar das
dificuldades do momento, elas ainda apontam possíveis inovações, mudanças de
comportamentos e novas relações entre a sociedade e a tecnologia. Um
dos grandes desafios que temos enfrentado nesse tempo é o CYBERBULLYING.
Vamos conversar sobre isso?
Habilidade(s)
a ser desenvolvida: 1. Compreender as dinâmicas de interação e relações
sociais. 2.Compreender e
utilizar as tecnologias digitais disponíveis de forma crítica, significativa
e ética.
Sequência de Atividades:
Cyberbullying
é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras
tecnologias relacionadas ao mundo virtual. Sendo a ação com o objetivo de agredir,
perseguir, ridicularizar e/ou assediar.
O
pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar
e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve
utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um grupo
ou indivíduo, de forma deliberada e repetida. Ou seja, a diferença entre o
cyber e o bullying, é que neste caso, o agressor usa o meio eletrônico.
Cyber
= diminutivo de “cybernetic” (algo ou local que possui tecnologia avançada).
Bullying
= origem da palavra inglesa “bully” (o que significa valentão, briguento)
Sabemos que esse tipo de comportamento hostil, conflituoso
e por que não dizer criminoso, o qual temos visto nas redes sociais, vai na
contramão da civilidade e da boa convivência entre os seres humanos.
|
ATIVIDADE
- DEFINA:
- SOCIEDADE –
- SOCIABILIDADE –
- VOCÊ ACHA QUE ESSAS PALAVRAS QUEREM DIZER A MESMA COISA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
- COMO PODEMOS EVITAR O CYBERBULLYING?
- AS FAKE NEWS SÃO UMA FORMA DE CYBERBULLYING? JUSTIFIQUE.
Forma de Avaliação da Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de
aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno e conhecer sua opiniao a
respeito do assunto.
Procedimental: atividade individual.
Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?
Não é obrigatória a impressão do texto
Referências:- mais detelhes sobre esse assunto
veja:
- CMSP – Centro de Mídias de São Paulo
2ª Série EM – Tecnologia
e Inovação: Cyberbullying – 29/04/2020 – AULA –
- Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
Nenhum comentário:
Postar um comentário