Roteiro de Estudos
Professor(a): Paulo José Xavier
Ferreira.
Componente
Curricular:
Eletiva “Ciências do dia a dia”.
Turmas: Manhã e Tarde.
Número de
aulas/data referente: 2 aulas 12-06-2020
Sensibilização:
Olá estudantes tudo bem com vocês? Espero que sim e que estejam apreciando
nossos experimentos.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida: EF07CI12 e EF06CI02
Sequência de
Atividades: Realizar a leitura do pequeno texto abaixo e na sequência o experimento e
observações solicitadas.
Estamos conversando a alguns experimentos sobre reações
químicas, um dos fator que influência na velocidade de uma reação é a
superfície de contato, mas o que é essa tal superfície de contato. Superfície
de contato é a área de uma substância que entra em contato com outra substância
para a reação química ocorrer.
Com isso quanto maior for a superfície de contato, mais
rápida será a reação química, quanto menor for essa superfície, mais lenta será
essa reação.
Vamos comprovar essa teoria observando a reação do
ferro que gera ferrugem, para isso vamos usar a palha de aço (maior superfície
de contato) e um prego (menor superfície de contato).
ROTEIRO EXPERIMENTAL:
MATERIAL NECESSÁRIO:
2 Copos.
1 Palha de aço.
1 prego.
Água.
PROCEDIMENTO:
Colocar água nos dois copos.
Pegar a palha de aço e fazer uma bolinha com ela, adicionando essa bolinha
em um dos copos com água.
No outro copo adicionar o prego.
Deixar os dois copos em repouso por uma semana, realizando anotações
diárias do que ocorre em cada copo (mudança de aparência e cor) nas tabelas
abaixo:
COPO COM
A PLANHA DE AÇO
|
|
DIAS
|
OBSERVAÇÕES
|
1º DIA
|
|
|
|
2º DIA
|
|
|
|
3º DIA
|
|
|
|
4º DIA
|
|
|
|
5º DIA
|
|
|
|
6º DIA
|
|
|
|
7º DIA
|
|
|
COPO COM
O PREGO
|
|
DIAS
|
OBSERVAÇÕES
|
1º DIA
|
|
|
|
2º DIA
|
|
|
|
3º DIA
|
|
|
|
4º DIA
|
|
|
|
5º DIA
|
|
|
|
6º DIA
|
|
|
|
7º DIA
|
|
|
Ao término do experimento, você consegue explicar o que
ocorreu em cada um dos copos
Forma de Avaliação
da Aprendizagem: Realizar o experimento proposto e enviar uma foto e as tabelas
preenchidas via e-mail ou whatsapp.
Referências :
Currículo Paulista: Ciências da Natureza.
“Composição do ar”; SóQ. disponível em: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php. Acesso em 12 de maio de
2020.
A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula
do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química.
– São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário