Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular: SOCIOLOGIA
Turmas: 1º ANO A e B
Número de aulas/data referente: 2
AULAS - semana de 06 a 10/06
Sensibilização:Convivência e Respeito.Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0
Prezado alunos.
Estamos iniciando o 2º bimestre.
O tema desse período de estudos será: O que nos permite viver em sociedade?.
Em tempos de distanciamento
social, novas ferramentas digitais têm permitido a continuidade dos estudos
não presenciais, como estávamos acostumados. Tudo é um grande desafio a ser
enfrentado que nos abriga a rever os modelos de interação e relacionamento
social.
Se a pandemia evidencia a
aplicação de alguns avanços tecnológicos, o fato é que o uso de ferramentas
digitais na Educação já vem evoluindo há algum tempo, trazendo rupturas e
novas possibilidades para quem faz uso. Mas, como usar essas ferramentas de
maneira adequada?
Apesar
das dificuldades do momento, elas ainda apontam possíveis inovações, mudanças
de comportamentos e novas relações entre a sociedade e a tecnologia. Um
dos grandes desafios que temos enfrentado nesse tempo é o CYBERBULLYING.
Vamos conversar sobre isso?
Habilidade(s) a ser desenvolvida: 1.
Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais.
2. Compreender e utilizar as tecnologias digitais
disponíveis de forma crítica, significativa e ética.
Sequência
de Atividades:
·
CYBERBULLYING: DEFINIÇÃO
Cyberbullying é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras
tecnologias relacionadas ao mundo virtual. Sendo a ação com o objetivo de agredir,
perseguir, ridicularizar e/ou assediar.
O pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar
e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve
utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um
grupo ou indivíduo, de forma deliberada e repetida. Ou seja, a diferença
entre o cyber e o bullying, é que neste caso, o agressor usa o meio
eletrônico.
Cyber = diminutivo de “cybernetic” (algo ou local que possui
tecnologia avançada).
Bullying = origem da palavra inglesa “bully” (o que significa
valentão, briguento)
Sabemos que esse
tipo de comportamento hostil, conflituoso e por que não dizer criminoso, o
qual temos visto nas redes sociais, vai na contramão da civilidade e da boa
convivência entre os seres humanos.
|
ATIVIDADE
1.
DEFINA:
·
SOCIEDADE –
·
SOCIABILIDADE –
·
VOCÊ ACHA QUE ESSAS PALAVRAS QUEREM
DIZER A MESMA COISA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
2.
COMO PODEMOS EVITAR O CYBERBULLYING?
3.
AS FAKE NEWS SÃO UMA FORMA DE
CYBERBULLYING? JUSTIFIQUE.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de
aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno e conhecer sua opiniao a
respeito do assunto.
Procedimental: atividade individual.
Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?
Não é obrigatória a impressão do texto
Referências:- mais detelhes sobre esse assunto veja:
·
CMSP – Centro de Mídias de São
Paulo
2ª
Série EM – Tecnologia e Inovação: Cyberbullying – 29/04/2020 – AULA –
·
Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
Nenhum comentário:
Postar um comentário