Roteiro de Estudos
Professora: Elisângela
Componente
Curricular:
Física
Turmas: 1ª série A e B
Número de
aulas/data referente: 2 aulas
(08/06 a 12/06)
Sensibilização: Um atleta olímpico se prepara para lançar um
disco e seu objetivo é que ele percorra a maior distância possível antes de
retornar ao solo. Para isso, ela estende os braços e gira o corpo rapidamente,
utilizando a técnica que aprendeu em intensos treinamentos. Durante esse giro,
o atleta aplica uma força sobre o disco antes de lançá-lo. Nessa situação, a
força aplicada pelo atleta será o elemento responsável pela alteração no valor
da velocidade do disco, isto é, pela aceleração a ele imposta.
2ª Lei de Newton: Um corpo altera sua
velocidade se sobre ele atar um conjunto de forças cuja resultante não seja
nula.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida:
Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como
as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em
sistemas físicos.
Sequência
de Atividades: Identifique-se: nome completo, número
e série.
Acesse o
link:
Faça as
anotações em seu caderno do conteúdo estudado.
Resolva os
exercícios abaixo
1-Um carro de massa 1500kg move-se com uma aceleração de 3,5m/s 2
Determine a força necessária para proporcionar tal aceleração.
2-Um bloco de 500kg que desliza sobre um plano horizontal está sujeito a
uma força 15N. Calcule a aceleração deste corpo
3-Um corpo de massa igual a 10 kg move-se com aceleração de módulo igual
a 5 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?
4-Aplicando uma força de intensidade 300N
sobre um corpo, o mesmo passa a experimentar uma aceleração de 10 m/s2.
Qual a massa desse corpo?
5- Sobre
um corpo de massa m1 atua uma resultante de 320N, fazendo com que o
corpo experimente uma aceleração de 5 m/s2 Calcule a massa deste
corpo.
Encaminhe
suas anotações e exercícios resolvidos por email
Forma de
Avaliação da Aprendizagem : Serão
avaliados o envolvimento na realização das atividades, a compreensão de
procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades, as respostas
apresentadas no roteiro de estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário