Roteiro de Estudos
Professor(a):MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Turmas:2º 1 E 2º 2
Número de aulas/data
referente:
1 AULA – 18/ 05
Assunto : Os Movimentos
Migratórios.
Nos
últimos anos, o Brasil se converteu em local de destino de diversos fluxos
migratórios, sobretudo de pessoas que, deixando uma realidade de adversidades,
buscam aqui emprego, estudo e refúgio. É o caso dos bolivianos, sírios e
haitianos. Podemos observar esse fenômeno em nossa cidade. Você conhece alguma
família estrangeira residente em Cordeirópolis? Eu conheço duas famílias
venezuelanas! Moram aqui no meu prédio.
As razões que levam
uma pessoa ou grupo a emigrar são
muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação
econômica, perseguições religiosas ou guerras.
Habilidade(s) a ser
desenvolvida 1. Distinguir emigração, imigração e migração e identificá-los como
elementos constitutivos da diversidade nacional; 2. Estabelecer uma reflexão e
as razões da migração.
Sequência de Atividades : pesquise o sentido das
palavras:
1.
IMIGRANTE> IMIGRAÇÃO.
2.
EMIGRANTE> EMIGRACAO.
3.
MIGRANTE> MIGRANTE.
Depois de pesquisar essas palavras abra seu Caderno do Aluno na página 74, Momento
4 . Observe as figuras e leia o texto até esta pergunta abaixo e responda:
Qual das imagens acima faz alusão à ideia de imigrante? E de
emigrante? Ainda, como
você relacionaria a palavra migrante ao contexto?
Você pode escrever tudo direto
no email ou enviar arquivo do WORD ou PDF.
Forma de Avaliação da Aprendizagem :
Formativa: verificar se o conteúdo proposto no
Roteiro de Estudos foi compreendido e assimilado pelo aluno.
Contato: qualquer dúvida pode ser
colocada no Blog da Escola ou pelo email
cristininha.maria@hotmail.com
Referências :
Para
simples conhecimento, não serve como atividade avaliativa.
IMAGENS
DE AREIA - https://www.youtube.com/watch?v=ttFM7r5L3lU&t=596s
Nenhum comentário:
Postar um comentário