segunda-feira, 18 de maio de 2020

EM 2ª série - Sociologia - Professora Maria Cristina (18/05 a 22/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a):MARIA CRISTINA NEGRO FORTE
Componente Curricular:SOCIOLOGIA
Turmas:2º 1 E 2º 2
Número de aulas/data referente: 1 AULA – 18/ 05
Assunto : Os Movimentos Migratórios.
Sensibilização  vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=_ldOiWFQCsc
Nos últimos anos, o Brasil se converteu em local de destino de diversos fluxos migratórios, sobretudo de pessoas que, deixando uma realidade de adversidades, buscam aqui emprego, estudo e refúgio. É o caso dos bolivianos, sírios e haitianos. Podemos observar esse fenômeno em nossa cidade. Você conhece alguma família estrangeira residente em Cordeirópolis? Eu conheço duas famílias venezuelanas! Moram aqui no meu prédio.
As razões que levam uma pessoa ou grupo a emigrar são muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação econômica, perseguições religiosas ou guerras.

Habilidade(s) a ser desenvolvida 1. Distinguir emigração, imigração e migração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional; 2. Estabelecer uma reflexão e as razões da migração.

Sequência de Atividades : pesquise o sentido das palavras:
1.       IMIGRANTE> IMIGRAÇÃO.
2.       EMIGRANTE> EMIGRACAO.
3.       MIGRANTE> MIGRANTE.

 Depois de pesquisar essas palavras abra seu Caderno do Aluno na página 74, Momento 4 . Observe as figuras e leia o texto até esta pergunta  abaixo e responda:
Qual das imagens acima faz alusão à ideia de imigrante? E de emigrante? Ainda, como
você relacionaria a palavra migrante ao contexto?

 Você pode escrever tudo direto no email ou enviar arquivo do WORD ou  PDF.


Forma de Avaliação da Aprendizagem :

Formativa: verificar se o conteúdo proposto no Roteiro de Estudos foi compreendido e assimilado pelo aluno.

Contato: qualquer dúvida pode ser colocada no Blog da Escola  ou pelo email cristininha.maria@hotmail.com


Referências :
Para simples conhecimento, não serve como atividade avaliativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário