Roteiro de Estudos
Professor(a): MARIA CRISTINA
NEGRO FORTE
Componente
Curricular: SOCIOLOGIA
Turmas: 2 ANO A e B
Número
de aulas/data referente: 1 AULA - semana de 26 a 29/05
Sensibilização: A carta de Pero Vaz de Caminha foi escrita com o objetivo de relatar ao rei de Portugal, dom Manuel I, os principais acontecimentos da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral às Índias.
A
seguir, serão apresentados alguns trechos que se referem aos primeiros
contatos dos portugueses com as populações indígenas e com as terras que
deram origem ao nosso país.
Habilidade(s)
a ser desenvolvida 1. Compreender e operar
com os conceitos de assimilação e aculturação.
2.
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade
brasileira.
Sequência de Atividades: Leia com atenção os fragmentos selecionados e, em seguida, responda às
questões propostas.
Trecho 1
A
pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos.
Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de
cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a
esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e
metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da
grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)
Os
cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das
orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe
cobria toda a cabeça até a nuca (…).
Parece-me
gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa,
eles se tornaria, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer
crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a
sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção
de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso
há de agradar a Nosso Senhor, porque certamente essa gente é boa e de bela
simplicidade. E poderá ser facilmente impressa neles qualquer marca que lhes
quiserem dar, já que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a
bons homens. E creio que não foi sem razão o fato de Ele nos ter trazido até
aqui.
Trecho 2
Esta
terra, Senhor, parece-me que, da ponta mais ao Sul até a outra ponta ao
Norte, do que nós pudemos observar deste porto, é tão grande que deve ter bem
ou vinte e cinco léguas de costa. Ao longo do mar, têm, em algumas partes,
grandes barreiras, uma vermelhas e outras brancas; e a terra é toda chã e
muito formosa. O sertão nos pareceu, visto do mar, muito grande; porque a
estender os olhos não podíamos ver senão terra e arvoredos – terra que nos
parecia muito extensa.
Até
agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou
ferro; nem os vimos. Contudo, a terra em si é de bom clima, fresco e
temperado, como os de Entre-D’Ouro-E-Minho, nesta época do ano. As águas são
muitas; infinitas. De tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar,
dar-se-á nela tudo, por causa das águas que tem!
Glossário
Chã: plana
Degredado: exilado
Entre-D’Ouro-E-Minho: regiões
litorâneas de Portugal
Légua: representava para os
portugueses, 5512 m.
Sertão:
refere-se ao interior das terras encontradas.
Questões propostas
1. O texto apresenta algumas características dos primeiros indígenas
avistados pelos portugueses. De que forma Caminha os descreve? Utilize as
informações do texto para construir sua resposta.
2. Como foi tratada a questão da religiosidade das populações
indígenas pelo autor da carta? Justifique sua resposta.
3. Partindo da narração acima, é possível afirmar que Caminha teve uma
boa impressão das terras encontradas? Por quê?
4. Quais interesses econômicos dos portugueses sobre essas terras
ficaram evidentes no texto? Justifique sua resposta, utilizando os trechos
que leu.
Aculturação é o conjunto das mudanças resultantes do
contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas
diferentes, quando postos em contato direto e contínuo.
A aculturação é o
resultado dos contatos, de natureza constante, que implicam geralmente na
transmissão de certos elementos da cultura de uma sociedade para a outra.
A transmissão de
elementos de uma cultura vai sempre precedida por uma relação, que implica na
aceitação de alguns e na rejeição de outros elementos culturais.
A aculturação leva
muitas vezes à desintegração de uma ou de várias culturas, sob a influência
dos contatos que se estabelecem entre os seus integrantes.
É frequente a
desintegração de uma ou várias culturas, sob a influência dos contatos que se
estabelecem entre os grupos. Muito comum também é a mudança dos elementos
adquiridos, ocorrendo uma desorganização social, o que pode envolver o
desaparecimento, total ou parcial das configurações anteriores, como também a
fusão de certos elementos numa nova configuração.
O termo assimilação é o que define todo o processo que
diz respeito às mudanças na personalidade das pessoas envolvidas no processo
de aculturação.
|
5. Esse
encontro entre o europeu e o indígena promoveu mudanças na cultura desses
povos?
Escreva as suas impressões sobre esse
encontro. O que você aprendeu sobre esse momento histórico.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem:
Formativa – identificar se a proposta de
aprendizagem está sendo alcançada para pelo aluno, para detectar possiveis adequações e/ou orientações.
Procedimental: Trabalhos e atividades individuais.
Por favor coloque seu nome, série e número na atividade.
Se quiser imprimir e guardar, tudo bem, ok?
Carta de Pero Vaz de Caminha na
íntegra.
Essa referência não faz parte da
atividade. Apenas para leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário