ROTEIRO DE
ESTUDO
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 9° ano D
Número de aulas: 4 ( 18/05 a 22/05)
Sensibilização:
Os
trabalhadores lutam por dias melhores
Habilidade:
EF09HI06)
Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e
cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade,
comunidade).
Sequência da atividade:
Fazer a leitura do texto com atenção
antes de realizar as atividades.
Copiar e responder as questões
propostas no caderno.
Não precisa copiar o texto.
Movimento
Operário Brasileiro
Na República Velha temos a vivência de todo um
processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do
país. Não percebendo de forma imediata tais mudanças, as autoridades da época
pouco se importavam em trazer definições claras com respeito aos direitos dos
trabalhadores brasileiros. Por isso, a organização dos operários no país esteve
primeiramente ligada ao atendimento de suas demandas mais imediatas.
No início da formação dessa classe de trabalhadores
percebemos a predominância de imigrantes europeus fortemente influenciados
pelos princípios anarquistas e comunistas. Contando com um inflamado discurso,
convocavam os trabalhadores fabris a se unirem em associações que, futuramente,
seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o passar do
tempo, as reivindicações teriam maior volume e, dessa forma, as manifestações e
greves teriam maior expressão.
Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um
contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria
concentrada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesse contexto que
as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e
assistência social conviveram com perspectivas políticas mais incisivas que
lutavam contra a manutenção da propriedade privada e do chamado “Estado
Burguês”.
Entre os anos de 1903 e 1906, greves de menor expressão
tomavam conta dos grandes centros industriais. Tecelões, alfaiates, portuários,
mineradores, carpinteiros e ferroviários foram os primeiros a demonstrar sua
insatisfação. Notando a consolidação desses levantes, o governo promulgou uma
lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça à ordem e
segurança nacional. Essa primeira tentativa de repressão foi imediatamente
respondida por uma greve geral que tomou conta de São Paulo, em 1907.
Mediante a
intransigência e a morosidade do governo, uma greve de maiores proporções foi
organizada em 1917, mais uma vez, em São Paulo. Os trabalhadores dos setores
alimentício, gráfico, têxtil e ferroviário foram os maiores atuantes nesse novo
movimento. A tensão tomou conta das ruas da cidade e um inevitável confronto
com os policiais aconteceu. Durante o embate, a polícia acabou matando um jovem
trabalhador que participava das manifestações.
Esse evento somente inflamou os operários a organizarem
passeatas maiores pelo centro da cidade. Atuando em outra frente, trabalhadores
formaram barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo
aberto pelas autoridades. No ano seguinte, anarquistas tentaram conduzir um
golpe revolucionário frustrado pela intercepção policial. Vale lembrar que toda
essa agitação se deu na mesma época em que as notícias sobre a Revolução Russa
ganhavam os jornais do mundo.
Passadas todas essas agitações, a ação grevista serviu para
a formação de um movimento mais organizado sob os ditames de um partido
político. No ano de 1922, inspirado pelo Partido Bolchevique Russo, foi
oficializada a fundação do PCB, Partido Comunista Brasileiro. Paralelamente, os
sindicatos passaram a se organizar melhor, mobilizando um grande número de
trabalhadores pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.
1- Qual foi a
importância dos imigrantes para a formação da classe trabalhadora no Brasil?
2- O que fez
o governo diante dos primeiros
movimentos de trabalhadores entre os anos de 1903 e 1906 no Brasil?
3- Como foi
organizada a greve de 1917 no Brasil?
4- Elabore e
responda uma questão sobre os acontecimentos durante a greve em 1917 no Brasil.
Forma de
avaliação
Espera-se que o
aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na
atividade.
Contato:
email- janiolima@prof.educacao.sp.gov.br
Referências:
https//brasilescola.uol.com.br
É necessário copiar o texto ???
ResponderExcluirDe acordo com as orientações da sequência de atividade, não precisa copiar o texto.
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