terça-feira, 19 de maio de 2020

EF 8º ano A e B - Ciências - Professora Ariane (18/05 a 22/05)


Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas - 18 à 22/05
Sensibilização: Você já parou para pensar nos impactos socioambientais que a produção de energia elétrica pode causar?

Habilidades a serem desenvolvidas:
EF08CI06B) Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.


Sequência de Atividades
  • A atividade abaixo deverá ser feita em folha separada e o enunciado deverá ser copiado.
  • Se preferir, pode imprimir a atividade, mas as respostas devem ser feitas à mão.
  • Deverá ser entregue por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
  • Façam as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
  • A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
  • No assunto do e-mail escrever: "Atividade impactos da produção de energia” e a “turma" a qual pertence
  • A data para entrega é até 26/05, próxima terça-feira. 
Atividade Impactos da produção de energia
1)      Associe os impactos citados abaixo ao tipo de energia responsável por causá-lo. Usar as energias hidráulica, eólica, nuclear ou térmica (termelétrica).

a)      Sua produção pode causar poluição sonora, que prejudica as populações próximas.
b)      A construção de sua usina modifica a paisagem do local e gera o alagamento de grandes áreas, alterando, assim, as relações ecológicas entre os seres vivos que nele vivem. Também gera o deslocamento de populações ribeirinhas e de comunidades indígenas estabelecidas na região.
c)       Sua produção gera resíduos que, se liberados no ambiente, causam grande impacto na saúde da população e dos demais seres vivos.
d)      Sua produção necessita da queima de combustíveis fósseis que libera na atmosfera diversos componentes, entre eles gases que intensificam o efeito estufa, causando, portanto, um significativo impacto ambiental.

2)      A hidrelétrica de Belo Monte é uma das maiores do Brasil. Faça uma pesquisa e cite alguns impactos que sua instalação provocou.

3)      No Brasil há poucas usinas nucleares, já que a maioria de sua energia vem das hidrelétricas. Pesquise quais são elas e onde estão localizadas.

4)      Você já ouviu falar da usina nuclear de Chernobyl? Pesquise sobre o acidente que ocorreu com ela e quais os impactos foram causados.

5)      Observe em sua casa aparelhos/equipamentos que utilizam energia elétrica para funcionarem e cite os cinco mais utilizados. Aponte medidas que você e sua família podem adotar para economia de energia no dia a dia.


                       
Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização das mesmas.

Contato
Dúvidas e envio das atividades devem ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
Carnevalle, M. R. Araribá mais ciências: manual do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
·         Caso queira buscar mais informações para a realização das atividades, além do livro didático, podem acessar o conteúdo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário