Roteiro de Estudos
Professor(a): Ângelo
Componente
Curricular:
Filosofia
Turmas: 3º A e 3º B
Número de
aulas/data referente: 2 (13/07 e 17/07)
Sensibilização: “O homem nasceu livre
e por toda parte se vê agrilhoado.” (Rousseau)
Habilidade(s)
a ser desenvolvida: Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no
Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; distinguir
a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca
da desigualdade social.
Sequência de Atividades: Assistir à aula https://youtu.be/YwB3WSdN070?list=UUHMj8ibQJIBhvyxhlhi6VBQ
e resolver as seguintes questões:
01-) Quais os dois motivos que
levam os homens a saírem do Estado de Natureza para formarem um Estado Civil?
02-) Por que este Estado Civil é
considerado errado, segundo Rousseau?
Forma de Avaliação
da Aprendizagem: conceitual e somativa – as atividades serão corrigidas valendo de 0 a 10
pontos.
Contato:
angelo.fornazari@yahoo.com.br
Referências:
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso Sobre A Origem E Os
Fundamentos Da Desigualdade Entre Os Homens. L&PM, 2008.
WEFFORT, Francisco C. (org.). Os
clássicos da política. Volume 1. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu,
Rousseau, “O Federalista”. São Paulo: Ática, 2006.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario.
História da Filosofia: de Spinoza a Kant. Volume 4. São Paulo: Paulus, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário