segunda-feira, 13 de julho de 2020

EM 3ª série - Filosofia - Professor Ângelo (13/07 a 17/07)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Ângelo
Componente Curricular: Filosofia
Turmas: 3º A e 3º B
Número de aulas/data referente: 2 (13/07 e 17/07)

Sensibilização: “O homem nasceu livre e por toda parte se vê agrilhoado.” (Rousseau)

Habilidade(s) a ser desenvolvida: Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social.

Sequência de Atividades: Assistir à aula https://youtu.be/YwB3WSdN070?list=UUHMj8ibQJIBhvyxhlhi6VBQ e resolver as seguintes questões:
01-) Quais os dois motivos que levam os homens a saírem do Estado de Natureza para formarem um Estado Civil?
02-) Por que este Estado Civil é considerado errado, segundo Rousseau?

Forma de Avaliação da Aprendizagem: conceitual e somativa – as atividades serão corrigidas valendo de 0 a 10 pontos.

Contato: angelo.fornazari@yahoo.com.br

Referências:
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso Sobre A Origem E Os Fundamentos Da Desigualdade Entre Os Homens. L&PM, 2008.
WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política. Volume 1. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, “O Federalista”. São Paulo: Ática, 2006.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: de Spinoza a Kant. Volume 4. São Paulo: Paulus, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário