Roteiro de Estudos
Professora: Ariane Silva Bosqueiro
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 8º A e B
Número de aulas/data referente: 4 aulas- 13/07 à 17/07
Sensibilização: Nosso corpo apresenta muitas e complexas estruturas
que, atuando em conjunto, são responsáveis pela manutenção da saúde e do
bem-estar. Para que a atuação de todas as partes do corpo seja harmoniosa, é
necessária a coordenação de suas atividades, função desempenhada pelo sistema
nervoso e pelo sistema endócrino. Vamos aprender sobre eles?
Habilidade a ser desenvolvida:
EF08CI08B
Sequência de Atividades
- Faça a atividade em seu caderno.
- Copiar ou imprimir as perguntas (enunciado).
- A entrega deve ser feita por meio de foto (com boa qualidade que permita a visualização) ou por meio de imagem digitalizada em scanner no e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br (Atenção para escrever o endereço de e-mail corretamente)
- Faça as respostas a caneta, para facilitar a visualização na foto.
- A folha com a atividade deve conter: nome completo, turma, data (Não esqueçam dessas informações!!!)
- No assunto do e-mail escreva: "Atividade 6 (2º bimestre) – “Sistema nervoso e endócrino” e a “turma" a qual pertence
- A data para entrega é até 20/07, próxima segunda-feira.
Atividade Sistema
nervoso e endócrino
Para
realizar os exercícios abaixo, leia as páginas 146 (“O controle das funções do
corpo”) à 153 do livro.
1)
Quais são os dois sistemas que coordenam as
funções do corpo de forma harmoniosa?
2)
Complete as frases utilizando as palavras
abaixo (as palavras podem se repetir):
a)
O sistema endócrino utiliza a ___________como
meio de transporte para substâncias específicas, chamadas de _____________.
b)
O ___________ estabelece uma comunicação com
nosso corpo por meio de uma rede de nervos.
c) O __________desencadeia uma
resposta rápida, enquanto o_________ desencadeia uma resposta mais lenta.
3)
Quais são os dois tipos de glândulas presentes em nosso corpo? Dê exemplos.
4)
O que são hormônios?
5)
O sistema em endócrino é formado por glândulas endócrinas que secretam
hormônios. Quais são elas?
6) Além das glândulas endócrinas, há órgãos do corpo que possuem células endócrinas, que produzem e liberam hormônios.
Que órgãos são esses?
7)
Associe os órgãos ou glândulas (coluna esquerda) às funções que realizam em nosso
corpo (coluna direita).
(A) Glândulas Suprarrenais
|
( ) Seus
hormônios influenciam e controlam a atividade de várias outras glândulas (glândula-
mestra).
|
(B) Hipotálamo
|
( ) Libera o hormônio tiroxina, que controla a velocidade do
metabolismo (atividade) das células, o desenvolvimento e o funcionamento de
vários órgãos.
|
(C) Glândula
pineal
|
( ) Produz o glucagon e a insulina, que
atuam na manutenção da concentração normal de glicose no sangue.
|
(D)
Glândula hipófise
|
( ) Produz vários hormônios que influenciam a glândula
hipófise.
|
(E) Pâncreas
|
( ) Produz a adrenalina, que é liberada em situações de
medo, tensão e estresse.
|
(F) Glândula tireoide
|
( ) Produz hormônio que afeta o
relógio biológico, isto é, o
ciclo natural do corpo de atividade e repouso.
|
8)
Qual é a diferença entre o hipotireoidismo e hipertireoidismo?
9)
Quais são os dois hormônios liberados pelo pâncreas? Como eles atuam?
10)
Fazendo a leitura do quadro intitulado “Diabete melito” da página 153 do livro,
escreva de modo resumido, as principais diferenças entre a diabete do tipo 1 e
do tipo 2.
Forma de Avaliação da Aprendizagem
Serão avaliados a compreensão dos conceitos presentes
na atividade e as respostas apresentadas, além do envolvimento na realização
das mesmas.
Contato
Dúvidas e envio das atividades devem
ser feitas pelo e-mail: arianebosqueiro@prof.educacao.sp.gov.br.
As dúvidas também podem ser tiradas através dos
comentários do blog, que fica abaixo da postagem.
Referências
·
Canto, E. L.; Canto, L. C. Ciências
naturais: aprendendo com o cotidiano 8º ano. São Paulo: Editora Moderna,
2018.
·
São Paulo (Estado). Secretaria da Educação.
Currículo Paulista, 1ª edição, 2019, 526 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário