quinta-feira, 28 de maio de 2020

EF 9º ano D - História - Professor Jânio (28/05)


Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 9° ano D
Número de aulas: 4 ( 26/05 a  29 /05)
Sensibilização:
O ex-escravo na sociedade  brasileira  e  a insatisfação popular com a República dos Coronéis no Brasil
Habilidade:
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Sequência da atividade
Pesquisar textos, em sites sobre a vida dos ex-escravos no Brasil após a Lei Áurea e responder as questões 1 e 2.
Pesquisar textos, em sites sobre as  revoltas  messiânicas durante a República Velha no Brasil para responder a questão 3 e fazer a atividade 4.

1- A intensa migração de escravos após a abolição da escravatura gerou uma série de críticas de antigos senhores de escravos. As críticas dos ex-senhores de escravos demonstravam
a) o preconceito e a insatisfação dos ex-senhores de escravos com liberdade concedida aos antigos escravos.
b) o receio deles de que o trabalho ficasse desorganizado e a economia brasileira ruísse.
c) temor de que o grande fluxo de pessoas resultasse no aumento da criminalidade.
d) a falta de visão empreendedora deles.
2- A abolição da escravatura aconteceu no dia 13 de maio de 1888 e foi fundamental para esse acontecimento
a) a pressão dos EUA.
b) o movimento abolicionista e a resistência dos escravos.
c) o fraco desempenho dos escravos no final do século XIX.
d) a mudança de mentalidade trabalhista no Brasil.
3-Em dezembro de 1904 ocorreu uma rebelião na cidade do Rio de Janeiro contra as medidas sanitaristas propostas pelo médico Oswaldo Cruz. Essa rebelião ficou conhecida como:
a) Revolta dos Cortiços
b) Revolta da Vacina
c) Rebelião do Morro do Castelo
d) Rebelião do morro do Salgueiro
 4-Elaborar e responder duas questões sobre as revoltas messiânicas, ocorridas durante a República Velha no Brasil.                                                                                                                                                                            

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Contato: email- janiolima@prof.educacao.sp.gov.br
Referências: https//brasilescola.uol.com.br





Um comentário: