sexta-feira, 29 de maio de 2020

EM 1ª série - História - Professor Jânio (29/05)


 Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 1° ano A e B
Número de aulas: 2 (  26 /05 a  29/05 )
Sensibilização:
Os Primeiros Passos da Civilização
Habilidade:
Identificar, através de registros arqueológicos , os períodos pré-históricos.
Reconhecer , por meio de fontes documentais, as sociedades sem escrita como possuidoras de Cultura e História.

Sequência da atividade:
Sobre as questões 1,2 e 3, precisa enviar apenas a letra correspondente à alternativa correta.
Faça  a leitura das páginas 30 e 31 ( livro didático ) para responder as questões 1, 2 e 3.
Faça a leitura da página 38 para realizar a atividade 4
A atividade deve ser feita no caderno

1- Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
 O texto refere-se ao movimento migratório denominado
a) pendularismo    b) nomadismo
c) êxodo rural        d) sedentarismo
 
2- A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:
a) Os homens deste período eram nômades, e viviam essencialmente de caça e coletas.
b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.
d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
3- As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois
a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração.
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.

4- Elaborar e responder duas questões sobre o Neolítico e a Revolução Agrícola.

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: Livro didático: Conexões com a História.















Nenhum comentário:

Postar um comentário