Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 1° ano A e B
Número de aulas: 2 ( 26 /05 a
29/05 )
Sensibilização:
Os Primeiros Passos da Civilização
Habilidade:
Identificar, através de registros
arqueológicos , os períodos pré-históricos.
Reconhecer , por meio de fontes
documentais, as sociedades sem escrita como possuidoras de Cultura e História.
Sequência da atividade:
Sobre as questões 1,2 e 3, precisa
enviar apenas a letra correspondente à alternativa correta.
Faça a leitura das
páginas 30 e 31 ( livro didático ) para responder as questões 1, 2 e 3.
Faça a leitura da página 38 para realizar a atividade 4
A atividade deve ser feita no caderno
1- Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à
coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não
conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os
alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
O texto refere-se
ao movimento migratório denominado
a) pendularismo
b) nomadismo
c) êxodo rural
d) sedentarismo
2- A pré-história costuma ser dividida em três períodos,
paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período
paleolítico, EXCETO:
a) Os homens deste período eram nômades, e viviam
essencialmente de caça e coletas.
b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.
d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.
d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
3- As pinturas rupestres são evidências
materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora
tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a
concepção de que a História se inicia com a escrita, pois
a) funcionam como códices velados de uma comunidade à
espera de decifração.
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
4- Elaborar e
responder duas questões sobre o Neolítico e a Revolução Agrícola.
Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as
informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: Livro didático: Conexões com a História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário