sexta-feira, 29 de maio de 2020

EM 2ª série - História - Professor Jânio (29/05)


 Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 2° ano A e B
Número de aulas: 2  ( 26/05 a  29/05)
Sensibilização:
A Valorização da Ciência e a Divisão da Igreja Cristã
Habilidade:
Reconhecer a diversidade dos patrimônios etnoculturais  e artísticos em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
Sequência da atividade:
Pesquisar em sites para realizar a atividade
Sobre as questões 1,2 e 3, precisa enviar apenas a letra correspondente à alternativa correta.
A atividade deve ser feita no caderno

1- O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano. 

2- Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a) Henrique VIII.
b) João Huss.
c) João Calvino.
d) Martinho Lutero.
3-O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.
A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.  
b) ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.  
c) à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.  
d) à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos fenômenos religiosos.  

4- Elabore e responda duas questões sobre o Renascimento Cultural.

Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: https//brasilescola.uol.com.br, https//infoescola.com( sugeridos)



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