Roteiro de estudo
Professor: Jânio de Souza Lima
Componente curricular: História
Turmas: 2° ano A e B
Número de aulas: 2
( 26/05 a 29/05)
Sensibilização:
A Valorização da Ciência e a Divisão da Igreja Cristã
Habilidade:
Reconhecer a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos em suas manifestações e
representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
Sequência
da atividade:
Pesquisar em sites para realizar a
atividade
Sobre as questões 1,2 e 3, precisa
enviar apenas a letra correspondente à alternativa correta.
A atividade deve ser feita no caderno
1- O Renascimento, amplo movimento
artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase
toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto
afirmar que:
a) o racionalismo renascentista
reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos
intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do
catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a
ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de
identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias
absolutas.
d) os estudiosos do período buscaram
apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o
ser humano.
2-
Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja
católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram
enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades
ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos
levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples.
Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do
novo credo sustentado por:
a)
Henrique VIII.
b)
João Huss.
c)
João Calvino.
d)
Martinho Lutero.
3-O movimento em direção à
modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela
Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a
cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a
experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os
segredos da natureza.
A afirmação do texto relaciona-se
a)
ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas,
dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas
decimais e à produção de textos.
b)
ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e
da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a
classe servil.
c)
à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas que
disputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.
d)
à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da Igreja Católica às
interpretações científicas dos fenômenos religiosos.
4- Elabore e responda duas questões sobre o
Renascimento Cultural.
Forma de avaliação
Espera-se que o aluno localize no texto as
informações de acordo com as questões propostas na atividade.
Referências: https//brasilescola.uol.com.br,
https//infoescola.com( sugeridos)
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