terça-feira, 26 de maio de 2020

EF 9º ano - Ciências - Professora Luciana (26/05 a 29/05)


Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Número de aulas/data referente: 04 aulas semanais  de 26 a 29/05

Sensibilização:  Assistir a vídeo aula  9º ano do EF II – CI -https://www.youtube.com/watch?v=ERnJN2Q6a_g

Habilidade(s) a ser desenvolvida: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Sequência de Atividades : Após assistir ao vídeo,  responder as questões:
1.            O que é uma reação (transformação) química?
Resposta:


2.            Qual é a diferença entre transformação química e transformação física?
Resposta:


3.            Quais indícios mostram que uma reação química ocorreu?
Resposta:


4.            Você reconhece alguns exemplos de reações químicas que são realizadas no dia a dia?
Resposta:

5.            Em uma reação química, o que chamamos de reagentes e de produtos?
Resposta:

6.   Ao quebrar uma peça de isopor, você está fazendo uma transformação química ou física? Justifique

Resposta:



7.    Um prego enferrujado sofre uma transformação química ou física? Justifique.

Resposta:



8.     A efervescência é uma transformação química ou física?Justifique.

Resposta:


9.  Ao “riscar” um fósforo, acontece uma transformação química ou física?Justifique.

Resposta:



10.  O que acontece se a quantidade de ingredientes usadas para fazer um bolo não for respeitada?
Resposta:



Forma de Avaliação da Aprendizagem:  As respostas apresentadas no roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.

Contato : Enviar as atividades realizadas no e-mail  wolf.luciana@gmail.com
Estou a disposição para dúvidas neste e-mail, e por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.

                          Livro Didático do Aluno

Um comentário: