Roteiro de Estudos
Professor(a): Luciana
Componente Curricular: Ciências
Turmas: 9 A, B, C e D
Sensibilização: Assistir
a vídeo aula 9º ano do EF II – CI
-https://www.youtube.com/watch?v=ERnJN2Q6a_g
Habilidade(s) a ser
desenvolvida: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e
produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre
as suas massas.
Sequência de Atividades : Após assistir ao
vídeo, responder as questões:
1. O que é uma reação (transformação)
química?
Resposta:
2. Qual é a diferença entre
transformação química e transformação física?
Resposta:
3. Quais indícios mostram que uma
reação química ocorreu?
Resposta:
4. Você reconhece alguns exemplos de
reações químicas que são realizadas no dia a dia?
Resposta:
5. Em uma reação química, o que
chamamos de reagentes e de produtos?
Resposta:
6. Ao quebrar uma peça de isopor, você está
fazendo uma transformação química ou física? Justifique
Resposta:
7. Um
prego enferrujado sofre uma transformação química ou física? Justifique.
Resposta:
8.
A efervescência é uma transformação
química ou física?Justifique.
Resposta:
9.
Ao “riscar” um fósforo, acontece uma
transformação química ou física?Justifique.
Resposta:
10.
O que acontece se a quantidade de
ingredientes usadas para fazer um bolo não for respeitada?
Resposta:
Forma de Avaliação da
Aprendizagem: As respostas apresentadas no
roteiro de estudo e demais comentários no e-mail enviado.
Contato : Enviar as atividades
realizadas no e-mail wolf.luciana@gmail.com
Estou
a disposição para dúvidas neste e-mail, e
por favor colocar o nome completo e a série quando enviar a atividade.
Referências : https://brasilescola.uol.com.br/
Livro Didático do Aluno
dona me desculpa mais não vai dar para entregar até dia 29 não
ResponderExcluir