Roteiro de Estudos
Professor(a): Mauricio Rezende Zuffo
Componente Curricular: Eletiva
Turmas:A vida é um filme
Número de aulas/data referente: 4 aulas
Sensibilização :Analise critica , produção
textual.
Habilidade(s) a ser desenvolvida EF69LP46 Participar de
práticas de compartilhamento de leitura.
Sequência de Atividades Caros alunos esta atividade deve
ser feita da seguinte forma, escolham um filme de gosto de vocês faça um
recorte de um mometo importante do filme e descreva no caderno e encaminhem
fotos das atividades para o e-mail.
Forma de Avaliação da Aprendizagem : Estamos construindo a base da
produção cinematografica
Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento
de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi
ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não
mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você,
se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar
no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.
Pense no recorte do filme: Qual é a história, a
trama, e como são os diálogos? Você se manteve interessado neste momento ? A
trama era crível? Você teve todas as informações que precisava ? Os diálogos
são críveis? Os personagens possuem uma curva dramática?
Analise a história por trás: Que tipo de trabalho os
atores, produtores e diretores realizaram no passado?
Analisando as Atuações
Identifique se as atuações funcionaram bem ou não:
Você acreditou nos personagens? Isso não é a mesma coisa que gostar dos
personagens, mas acreditar que eles eram reais.
Os personagens são bem feitos? Eles se parecem com
pessoas reais? Os atores tiveram que mudar o corpo drasticamente?
Analisando os Elementos
Examine o cenário e o ambiente: O cenário se encaixa
na cena? As ações do ambiente distraem ou roubam sua atenção da cena principal?
O ambiente é crível ou fantasioso demais?
Analise o figurino e os objetos de cena: O que os
personagens estão vestindo? De que maneira o figurino compõe o clima da cena?
As mudanças de figurinos são importantes e notáveis? De que maneira os objetos
se inserem na cena? Eles foram úteis ou muito inoportunos?
Os figurinos são adequados? Ou são muito chamativos?
Observe como a música se encaixa: Ela rouba a
atenção ou é bem suave na cena? De que maneira a música ajuda na evolução da
história?
Analisando as Técnicas de Filmagem
Analise as técnicas de câmera: Que tipos de
enquadramentos são usados? Por que foram usados e qual o impacto disso no
filme? Que tipos de planos de câmera são usados?
Examine o ritmo e a organização: O filme flui bem ou
é muito instável? Muito rápido? Muito lento? O filme segue alguma ordem ou é
confuso?
Montando sua Crítica
Comece com a introdução: Fale sobre o histórico do
filme, sobre as expectativas, sobre os atores e cineastas envolvidos, etc.
Inclua um breve, porém útil, resumo da trama: só
tome cuidado para não contar o final. Não conte partes importantes e não dê
muitos detalhes.
Discorra sobre as diferentes partes destacadas
acima.
Tente ligar sua conclusão com sua introdução: O
filme atingiu as expectativas? Qual é a sua opinião geral? Use sua opinião
baseada em uma boa análise e fatos. Obviamente, trata-se da sua crítica,
portanto deixe claro o seu ponto de vista, intelectualmente falando. Você pode
dar uma nota, em uma escala de um a dez. Deixe tudo bem claro.
Dicas para fazer uma análise de filme.
Assista ao filme dando um tempo para que as
informações sejam absorvidas antes de anotar tudo imediatamente. Você pode
perceber algo que não tinha visto antes e que pode mudar completamente a sua
visão.
Você provavelmente terá que assistir ao filme
algumas vezes para perceber todos os detalhes.
Fale sobre as coisas ruins e sobre as boas, ou pelo
menos tente.
Enquanto assiste ao filme, faça anotações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário