Professor: John W. A. Donner Jr.
Disciplina: Química (1ª, 2ª, 3ª séries)
Semana de: 16 à 20 de março de 2020
Aula número: 1
Orientações aos alunos:
Caros alunos, abaixo seguem links de vídeo aulas e questionários a serem respondidos
dessas respectivas vídeos aulas. Trata-se de um curso de astronomia e astronáutica feito e
ministrado por um astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para alunos
de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA,
e também para cumprir as exigências do currículo paulista.
dessas respectivas vídeos aulas. Trata-se de um curso de astronomia e astronáutica feito e
ministrado por um astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para alunos
de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA,
e também para cumprir as exigências do currículo paulista.
Link dessa video aula:
1- introdução à astronomia
Link do questionário a ser respondido desta video aula:
Questionário a ser respondido desta vídeo aula:
- Como eram feitas as primeiras observações do céu?
- Quem eram os babilônios na astronomia antiga?
- Quais foram as contribuições dos gregos à astronomia antiga?
- Quem fez a primeira luneta (telescópio)?
- Qual era a tecnologia óptica usada no telescópio de Galileu Galilei?
- Quem aperfeiçoou o telescópio de Galileu Galilei?
- Qual a tecnologia óptica usada nos telescópios atuais?
- O que são constelações?
- O que são galáxias?
- O céu noturno observável é sempre igual durante o ano todo? Explique.
- Quantas são as constelações que são reconhecidas mundialmente? Cite três exemplos
dessas constelações.Professor: John W. A. Donner Jr.Disciplina: Química (1ª, 2ª, 3ª séries)Semana de: 16 à 20 de março de 2020Aula número: 2Orientações aos alunos:Caros alunos, abaixo seguem links de vídeo aulas e questionários a serem respondidos
dessas respectivas vídeos aulas. Trata-se de um curso de astronomia e astronáutica feito
e ministrado por um astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para
alunos de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
- OBA, e também para cumprir as exigências do currículo paulista.Link dessa video aula:2- planeta terraLink do questionário a ser respondido desta video aula:Questionário a ser respondido desta vídeo aula: - Porque falar sobre o planeta Terra, se o curso é de astronomia?
- Qual é o raio e o diâmetro da Terra? Explique os dois conceitos.
- Quais são as três principais evidências de que a Terra não é plana? Contextualizando as
afirmações de grupos que alegam que a Terra é plana. - O que significa a sigla iSS para a astronáutica atual? Explique.
- Quem é Marcos Pontes para a astronáutica, num passado recente e atualmente no governo
brasileiro? - Qual a função dos painéis solares da iSS?
- O que é a ESA? Explique.
- Por que a Terra é esférica? Explique.
- O que é a gravidade? Explique.
- Desenhe a gravidade atuando no Planeta Terra (colorido e com anotações).
- Explique o que é geocentrismo?
- Explique o que é heliocentrismo?
- O que define o dia e a noite no planeta Terra? Explique detalhadamente.
- O que é o dia solar? Explique.
- O que é o movimento aparente do Sol? Explique com detalhes.
- Como definir os pontos cardeais à partir de onde o sol nasce? Explique com detalhes.
- Para que é usada a `Rosa dos Ventos`? Explique.
- Desenhe a Rosa dos Ventos tendo como referência o Brasil no hemisfério sul da Terra.Professor: John W. A. Donner Jr.Disciplina: Química (1ª, 2ª, 3ª séries)Semana de: 16 à 20 de março de 2020Aula número: 3Orientações aos alunos:Caros alunos, abaixo seguem links de vídeo aulas e questionários a serem respondidos
dessas respectivas vídeos aulas. Trata-se de um curso de astronomia e astronáutica feito e
ministrado por um astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para
alunos de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
- OBA, e também para cumprir as exigências do currículo paulista.Link dessa video aula:3- tempo: horasLink do questionário a ser respondido desta video aula:Questionário a ser respondido desta vídeo aula: - O que significa horas?
- O que é latitude?
- O que é longitude?
- Como fazemos para medir a hora?
- Explique como podemos definir a nossa exata localização no planeta Terra com as
coordenadas Latitude e Longitude. - No cálculo da hora o que significam os Graus?
- Considerando um círculo marque nele: 0°graus, 90°graus, 180°graus, e 360°graus.
- Qual é a relação entre a latitude, a longitude, e a medida de graus?
- Explique o que é fuso horário?
- Quantos graus tem um ângulo reto? desenhe.
- O que são coordenadas geográficas?
- Nas latitudes baixas ou altas, para o norte ou para o sul, como se comporta o clima? Desenhe.
- Quantos são os meridianos (longitude) que definem as horas no planeta? Explique suas
disposições ao redor do planeta. - Qual a relação do meridiano de GREENWICH e os fusos horários?Professor: John W. A. Donner Jr.Disciplina: Química (1ª, 2ª, 3ª séries)Semana de: 16 à 20 de março de 2020Aula número: 4Orientações aos alunos:Caros alunos, abaixo seguem links de vídeo aulas e questionários a serem respondidos
dessas respectivas vídeos aulas. Trata-se de um curso de astronomia e astronáutica feito
e ministrado por um astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para
alunos de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
- OBA, e também para cumprir as exigências do currículo paulista.Link dessa video aula:4- tempo: anosLink do questionário a ser respondido desta video aula:Questionário a ser respondido desta vídeo aula: - Explique o movimento de translação.
- O que define o período de 1 ano aqui na Terra? Explique.
- Em quantos dias e horas a Terra completa 1 ano? Explique.
- O que acontece com o céu noturno, as estrelas, com o passar dos dias durante 1 ano?
Explique. - Desenhe o movimento de translação da Terra.
- Desenhe o movimento de rotação da Terra.
- Explique o que é o ano bissexto.
- Quantos dias tem o ano bissexto?
- Em qual mês ocorre o acerto do ano bissexto? Explique.
- Desenhe o fato (fenômeno) que determina a ocorrência do ano bissexto.Professor: John W. A. Donner Jr.Disciplina: Química (1ª, 2ª, 3ª séries)Semana de: 16 à 20 de março de 2020Aula número: 5Orientações aos alunos:Caros alunos, nesta vídeo aula vocês irão criar 10 (dez) perguntas e suas respectivas
respostas de forma que dê conta de todo o conteúdo do vídeo que vocês irão assistir.Os 30 videos compõem um curso de astronomia e astronáutica feito e ministrado por um
astrônomo que é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.Esse curso foi feito para atender as necessidades de aprendizagem e treinamento para
alunos de todo o Brasil que participam das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
- OBA, e também para cumprir as exigências do currículo paulista.Link dessa video aula:5- tempo: meses
Link com todas as 30 video aulas:
Vídeo de apresentação do curso: https://youtu.be/XgUWNsdAYuQ
1- introdução à astronomia
2- planeta terra
3- tempo: horas
4- tempo: anos
5- tempo: meses
6- estações do ano
7- eclipses
8- gravidade
9- forças de maré
10- geofísica
11- planetas
12- corpos menores
13- sistemas planetários
14- o sol
15- as estrelas
16- via láctea
17- galáxias
18- big Bang
19- aviões
20- foguetes
21- satélites
22- satélites astrofísicos
23- exploração do sistema solar
24- Brasil no espaço
25- satélites e foguetes brasileiros
26- missão centenário
27- homem no espaço
28- primeiros voos
29- ida à lua
30- retorno à lua
(Dúvida, sugestão, observação? Deixe seu comentário aqui embaixo.)
É preciso o curso todo?
ResponderExcluir*É preciso assistir o curso todo?
ExcluirNão assista a video aula correspondente às questões disponibilizadas
Excluiré pra copiarno caderno?
ResponderExcluirou só a resposta?
copiar no*
ExcluirProfessor, você vistará essas atividades na volta das aulas?
ResponderExcluir