Roteiro de Estudos
Professor(a):Maria Cristina Negro
Forte.
Componente Curricular:Sociologia
Turmas:3ºA e 3ºB
Número de aulas/data
referente:2
aulas [semana de 11/5 a 15/5]
Tema: Cidadania e Direitos
Humanos
Sem Açúcar
Chico
Buarque
Todo dia ele faz diferente, não sei se ele volta da rua
Não sei se me traz um presente, não sei se ele fica na sua
Talvez ele chegue sentido, quem sabe me cobre de beijos
Ou nem me desmancha o vestido, ou nem me adivinha os desejos
Dia ímpar tem chocolate, dia par eu vivo de brisa
Dia útil ele me bate, dia santo ele me alisa
Longe dele eu tremo de amor, na presença dele me calo
Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo
A cerveja dele é sagrada, a vontade dele é a mais justa
A minha paixão é piada, sua risada me assusta
Sua boca é um cadeado e meu corpo é uma fogueira
Enquanto ele dorme pesado eu rolo sozinha na esteira
E nem me adivinha os desejos
Eu de noite sou seu cavalo.
O isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 traz
à tona, de forma potencializada, alguns indicadores preocupantes sobre a
violência doméstica e a violência familiar contra a mulher. As organizações
voltadas ao enfrentamento da violência doméstica já observaram aumento da
violência doméstica por causa da coexistência forçada, do estresse econômico e
de temores sobre o Corona vírus. Essa violência não é detectada apenas contra a
mulher. As crianças também estão incluídas nessa triste e preocupante
estatística.
Habilidade(s) a ser
desenvolvida : Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos
direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação.
Sequência de
Atividades: Em seu caderno do aluno, na página 78 [ momento 3 ] você
encontrará a LEI Nº 11.340 DE 7 DE AGOSTO DE 2006. Os
artigos 5º, 6º e 7º tratam da
violência doméstica e contra a mulher. Leia o texto e escreva um texto
relacionando o parágrafo V do Art. 7º - a violência moral - com as redes sociais. Você
poderá escrever esse texto no corpo do email.
Forma de Avaliação da
Aprendizagem:
1.
Formativa – dar ao aluno a
oportunidade de mostrar sua compreensão sobre o tema proposto. A partir do resultado obtido,
é possível orientar e regular a construção
do conhecimento.
2.
Inclusiva - porque o aluno vai ser ajudado a
dar um passo à frente.
Referências : Assuntos correlatos.
Alunos. por favor, avisem seus colegas sobre as atividades no Blog. Obrigada!
ResponderExcluir